Qual é o “Valor Justo” do Bitcoin, Hoje?
Esta pergunta é repetida à exaustão em círculos de investidores, redes sociais, e até almoços de família. Há alguns anos atrás, era muito difícil responder. Hoje, a história é outra. Dependendo do modelo de “valuation” do Bitcoin que você escolher, dá pra projetar um “preço justo”, e conferir, dia após dia, o quanto o mercado está distante ou perto dele.
Como é que eu vou comprar um negócio se não dá pra saber se tá barato ou se tá caro? – 99% dos investidores de ações questionam
No fórum em que a semente do Bitcoin foi lançada, o debate já era controverso — alguns postulavam que o BTC jamais capturaria valor monetário. Outros (o próprio Satoshi, por exemplo) propunham que seu valor se tornaria autoevidente conforme crescesse seu custo de produção.
Modelos Diferentes, Projeções Diferentes
O primeiro “método” de estimativa do valor potencial do Bitcoin data de 2009 – e previa um preço de U$10 milhões por moeda, a partir de uma comparação simplória com o tamanho do mercado de ouro na Terra.
Desde então, uma variedade de modelos de “valuation” para o Bitcoin emergiram. Podemos classificá-los de acordo com o aspecto do ativo que escolhem focar:
Em negrito, na imagem acima, estão 3 dos modelos mais robustamente testados.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Manipule você mesmo as previsões dos modelos a seguir: CLIQUE AQUI.
Então, Enfim, Qual é o “Valor Justo” do Bitcoin?
É de U$7,789, segundo o modelo do stock-to-flow. U$4,320 segundo o modelo da Lei de Metcalfe. U$12,509 segundo o modelo da Equivalência à Energia (dados de 28/04/2020).
Você já ouviu falar em algum deles?
A Paradigma criou uma ferramenta para que você experimente estes modelos de “valuation” do BTC por conta própria. Explore as projeções deles, veja se o BTC está caro ou barato hoje, e mexa com as premissas para construir sua fórmula ideal.
Neste link você pode ler mais sobre o significado e racional dessas teorias. Na ferramenta interativa você encontra:
- O preço projetado para hoje;
- A diferença para o preço real (negativo = preço real mais caro que o modelo);
- O desvio padrão do modelo;
- A correlação entre as projeções do modelo e os preços reais;
- A anormalidade do dia atual: o quão atípica é a variância entre preço atual e preço projetado (o “quão caro” está o bitcoin, segundo o modelo).
Os ícones ⓘ guardam informações estatísticas e instruções. Clique aqui e vá em frente.
Stock-to-Flow (Taxa de Escassez)
Neste modelo, o valor de 1 bitcoin é representado como uma função da escassez do ativo. Ele também pode ser aplicado a outras commodities com premium monetário – como o ouro e a prata.
Equivalência à Energia
Neste modelo de “valuation“, o valor de 1 bitcoin é representado, em última instância, como função dos joules gastos para produzi-lo. Tem raiz na economia clássica — Adam Smith foi quem introduziu a ideia de que preços de mercado para commodities gravitam em direção à soma de seus custos de produção.
Lei de Metcalfe
Neste modelo, o valor de 1 bitcoin é representado pelo potencial comunicacional da rede. A Lei de Metcalfe propõe que o valor de uma rede de comunicações é proporcional ao quadrado do número de usuários conectados a ela. Ela já foi muito discutida no contexto de mídias sociais e outros fenômenos com fortes efeitos de rede.
E aí: qual modelo de “valuation” do Bitcoin você acha mais adequado?
Para manipular você mesmo as previsões dos modelos a seguir, CLIQUE AQUI.
Leia também: Acorda! Imprimir dólares não vai gerar inflação (Agora)
Leia também: Número de endereços de “baleias” de Bitcoin atinge maior número desde agosto
Leia também: Receita Federal do Brasil apreende equipamentos de mineração de Bitcoin
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil