Em um relatório publicado pela revista alemã de notícias sobre negócios WiWo WirtschaftsWoche, o ministro das Finanças e vice-chanceler da Alemanha Olaf Scholz demonstrou seu interesse em uma possível implementação de uma moeda digital da União Europeia.
Segundo ele, um sistema digital de pagamento seria fundamental para o centro financeiro da Europa e sua integração no sistema financeiro mundial.
“Não devemos deixar o campo para a China, Rússia, EUA ou quaisquer fornecedores privados”, acrescentou Scholz, fazendo referência à Libra, stablecoin proposta pelo Facebook.
No mês passado, a Alemanha aprovou uma política nacional à respeito de blockchain e stablecoins e que impede a emissão de moedas paralelas no país. Na época, Scholz disse:
“Um elemento central da soberania do Estado é a emissão de uma moeda, não deixaremos essa tarefa para empresas privadas.”
A ideia de um dólar digital também foi defendida por alguns parlamentares nos EUA. Na semana passada, o Deputado French Hill (R-Arkansas) e o Deputado Bill Foster (D-Illinois) pediram ao Federal Reserve (Fed), o Banco Central do país, que considerasse desenvolvendo uma “moeda digital nacional”.
O Banco central da China, por outro lado, está “pronto” para lançar uma versão digital de sua moeda yuan no final deste ano ou no início do próximo ano.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Segunda maior bolsa da Alemanha lança exchange de Bitcoin regulada