O astro do futebol Lionel Messi parece animado com a blockchain e a web3. Isso porque ele acaba de fazer um investimento na startup de blockchain Matchday por meio de seu fundo de capital de risco Play Time. A Matchday é uma plataforma de jogos casuais de futebol baseada em blockchain. O jogo é free-to-play, e todos recebem um pacote gratuito de cartões de jogadores do Matchday para começar.
A startup é parceira oficial da FIFA e da FIFPRO, sindicato de jogadores de futebol que representa 65.000 jogadores profissionais de futebol em todo o mundo.
Messi investe em startup de jogos de futebol da Web3
A empresa de Messi foi uma das líderes de uma rodada de investimentos que levantou US$ 21 milhões para a Matchday. Também participaram da rodada a Courtside Ventures, a Greylock, HackVC, a Capricorn Investment Group e a Horizons Ventures.
- Leia também: Crime fiscal: Rússia torna obrigatória a declaração de criptomoedas no imposto de renda
De acordo com o anúncio da empresa, os recursos serão usados no desenvolvimento de um conjunto de jogos licenciados pela FIFA que combinarão Web3 e jogos móveis.
Conforme destacou o diretor de jogos da Matchday, Sebastien de Halleux – que atuou anteriormente como executivo na editora de jogos Electronic Arts (EA) – o objetivo da empresa é descomplicar a web3:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Acreditamos que a verdadeira propriedade é importante para criar um novo conjunto de experiências para os jogadores”, disse Halleux, “Para nós, é tudo uma questão de acessibilidade. Estamos falando de trazer centenas de milhões de fãs para o nosso jogo sem que eles saibam o que é Web3. … Nosso lema é ‘fazer a complexidade desaparecer.’”
O primeiro jogo da startup deve chegar ao mercado no segundo trimestre deste ano. Ou seja, entre os meses de abril e junho. Como forma de animar a comunidade para o lançamento, a startup se prepara para lançar o Matchday Squad, seu primeiro título para celular, que permitirá que os fãs compitam entre si com os cartões de jogador que possuem.
Após se inscreverem no jogo, os usuários receberão um baralho gratuito de cartas de jogador para começar a construir as suas equipes. É possível ganhar mais cartas ao convidar amigos para o jogo, bem como comprar cartas de outros participantes.
Na Copa do Mundo de futebol masculino de 2022, a Matchday lançou um minijogo por tempo limitado. Na ocasião, a empresa distribuiu 2 milhões de cartões de jogador NFT para cerca de 600.000 usuários.
Messi e a Web3
Essa não é a primeira incursão de Messi no universo da blockchain e web3. Afinal, o jogador de futebol do Paris Saint-Germain e da Seleção Argentina é também embaixador da empresa focada em Fan Tokens, Socios.com, desde março de 2022. Messi firmou um acordo de três anos com a empresa para promover seus negócios.
A primeira campanha de Messi foi lançada na Copa e recebeu o nome “Be more”, ou “seja mais”, em tradução livre.