A marca alemã de automóveis Mercedes-Benz desenvolveu uma plataforma baseada em tecnologia blockchain para aumentar a transparência e a sustentabilidade das cadeias de fornecimento complexas, de acordo com o comunicado de imprensa publicado nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, reportado pela agência de notícias Cointelegraph.
A Mercedes-Benz, uma divisão da Daimler AG, corporação automotiva multinacional alemã, fez uma parceria com a empresa de software Icertis, sediada nos Estados Unidos, para cooperar no desenvolvimento da tecnologia blockchain para o uso na cadeia de suprimentos.
A Mercedes-Benz anunciou que eles desenvolveram e programaram em conjunto um protótipo com a Icertis, baseado na tecnologia blockchain, que permite o armazenamento de documentações e contratos em cadeias de suprimentos complexas.
O projeto permite a criação de um mapeamento transparente e sustentável de documentos classificados em toda a cadeia de suprimentos. As partes entraram agora na fase de testes do projeto piloto.
Sublinhando a complexidade das cadeias de suprimentos modernas, Wilko Stark, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz, afirma que a tecnologia blockchain pode afetar “quase toda a cadeia de valor”, acrescentando:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A tecnologia blockchain tem o potencial de revolucionar fundamentalmente nossos processos de aquisição […] Com nosso protótipo de blockchain, estamos na primeira etapa testando uma das diversas aplicações possíveis com o objetivo de aumentar a transparência além de nossos fornecedores diretos.”
Leia também: Porsche usa blockchain para angariar empréstimo de US$170 milhões