No último sábado, dia 22 de julho, foi anunciado o Bitcoin Cash (BCC), definido como “dinheiro eletrônico ponto a ponto [peer-to-peer electronic cash, em inglês] para a Internet, totalmente descentralizado, sem um banco central e que não requer uma terceira parte reconhecida para ser operado”. O pilar central do novo token, que será fruto de uma bifurcação da rede do Bitcoin, reside justamente em uma suposta fraqueza do Bitcoin original: sua capacidade de performar transações. O BCC nasceria com blocos de 8MB de capacidade, enquanto o BTC possui limite atual de 1MB para seus blocos de transação.
Mercado Bitcoin
No dia 29 de julho, o Mercado Bitcoin anunciou que fará a adoção do Bitcoin Cash em sua plataforma, sendo a única exchange brasileira a apoiar a divisão da rede do bitcoin. Em seu comunicado, a empresa pretende tomar as seguintes medidas, visando uma transição segura para seus usuários:
Se você desejar ter controle sobre a movimentação de seus Bitcoins e Bitcoins Cash durante este processo, é necessário que você retire seus Bitcoins para uma carteira que você tenha acesso a sua chave privada antes das 18:00 horas do dia 31 de julho.
Recomendo a leitura desta matéria: Como proteger com segurança seus bitcoins de um possível Hardfork?
Outras exchanges brasileiras
Até a publicação deste artigo, o Mercado Bitcoin foi a única exchange brasileira que oficialmente declarou que poderá dar suporte ao Bitcoin Cash. As outras exchanges brasileiras não se pronunciaram oficialmente, mas Guto Schiavon, um dos sócios da FOXBIT (a maior exchange brasileira em volume), fez um comentário interessante numa rede social:
Isso é igual aquela promoção do Stellars… não vale a pena pra exchange gastar tempo (que é = a dinheiro), pra fazer algo desse tipo, pois o mercado é ínfimo e vai durar pouco tempo.
A melhor coisa é o usuário ter os bitcoins em sua carteira e tomar as decisões que quiser.
No dia 1º de agosto, a comunidade irá presenciar uma divisão na rede do bitcoin prevista para ocorrer às 15h20 (horário de Brasília). Os usuários que tenham saldo em Bitcoin (BTC) nas wallets ou exchanges citados abaixo poderão ter acesso a mesma quantidade de BCC.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Exchanges que poderão negociar o BCC:
- ViaBTC
- OkCoin
- Kraken
- HitBTC
- Bitfinex
- Mercado Bitcoin
Wallets que darão suporte ao BCC:
- Bitcoin Classic
- Bitcoin Unlimited
- Ledger
- Trezor
- Coinomi
- FreeWallet
Acompanhe os serviços que estão disponibilizando o Bitcoin Cash em suas plataformas através do site: www.bitcoincash.org