A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou nesta segunda-feira, 18 de março, os vencedores do 12º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor. E entre as quatro matérias vencedoras, a grande surpresa foi a presença de uma matéria relacionada às criptomoedas.
A matéria em questão chama-se “Ouro Digital“. Escrita pelo jornalista Fernando Soares em 09 de abril de 2018 e publicada no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul (RS), a matéria mostra a busca pelo Bitcoin como forma de renda extra – através da mineração – e seu uso tanto como investimento quanto como meio de pagamento no interior gaúcho.
Por ter sido escrita pouco depois do auge nos preços de 2017, a matéria traz exemplos de pessoas que obtiveram enormes ganhos com o Bitcoin. Mas também apresenta os diversos riscos de se investir na criptomoeda, como o risco das exchanges e também a falta de regulamentação.
De acordo com a CVM, o Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor visa estimular a produção de matérias e reportagens que apresentem, de forma didática, oportunidades e riscos dos investimentos disponíveis ao público no mercado de capitais do Brasil.
Além da premiação com certificado e placas, cada matéria receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$3.500,00. Confira abaixo as matérias vencedoras:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Jornal (Cobertura Nacional): Adriana de Brito Cotias
Matéria: “Mercado vê cerco a casos de suspeita de manipulação“, publicada no Valor Econômico.
- Jornal (Cobertura Local/Regional): Fernando Soares
Matéria: “Ouro Digital“, publicada no Pioneiro, de Caxias do Sul, RS.
- Revista: Danylo Dias Martins
Matéria: “O poder da precaução“, publicada na revista Valor Investe Previdência.
- Mídia Digital: Guilherme Caldeira Pimenta
Matéria: “BSM: um tribunal na bolsa de valores“, publicada no Portal JOTA.info
Leia também: Nova diretora da CVM diz as criptomoedas serão assunto prioritário em sua gestão