Embora a maior parte dos malwares (vírus) seja destinado às plataformas com maior número de usuários, como é o caso do Windows e do sistema operacional de smartphones Android, recentemente, usuários identificaram um malware de mineração na Ubuntu Snap Store.
Conhecido como 2048buntu, o aplicativo usou o código de mineração para minerar a altcoin Bytecoin (BCN). É a primeira vez que se tem notícia de que a criptomoedas BCN é utilizada neste tipo de ataque criminoso, que geralmente preferem focar na mineração da Monero, devido ao grau de privacidade e anonimato que ela proporciona.
Todos os aplicativos do Ubuntu Snap Store são de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode acessar, modificar e redistribuir facilmente seu código. Por enquanto, ainda não está claro se algum Bytecoin foi extraído por esta ferramenta em particular, mas nunca deveria ter sido na Snap Store.
Em um comunicado, a Canonical, companhia responsável pelo Ubuntu, disse ter removido os malwares e todos os programas publicados pelo mesmo desenvolvedor até que uma apuração mais detalhada seja feita em relação ao impacto que as ameaças causaram na plataforma.