Início » Últimas Notícias » MakerDAO vota para congelar empréstimos diretos de DAI da Aave
Investimento

MakerDAO vota para congelar empréstimos diretos de DAI da Aave

MakerDAO vota para congelar empréstimos diretos de DAI da Aave
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Em meio aos problemas envolvendo o banco cripto Celsius, a MakerDAO, organização por trás da DAI, stablecoin pareada com o dólar, votou na última quarta-feira (15) para desativar de modo temporário o chamado DAI Direct Deposit Module (D3M) da Aave.

O D3M permite a interação do ecossistema Maker com pools de empréstimos de terceiros, como Aave. Neste caso, o objetivo é garantir que a taxa de juros variável máxima para empréstimos fique abaixo de uma taxa de juros decidida pela governança de Maker.

Publicidade

Aave é um projeto líder do mercado de DeFi. Atualmente, tem um valor de mercado de US$ 866 milhões. Seu módulo é um contrato inteligente que fornece acesso direto a protocolos de empréstimo de terceiros para gerar DAI para um pool específico.

Na prática, o D3M permite que a Aave crie DAI que só pode ser transferida para seu pool de empréstimos. Assim, desativar o módulo significa que a Aave não poderá mais gerar DAI à vontade. Ou seja, só será possível pagar as dívidas existentes.

Conforme noticiou o The Defiant, a mudança estará disponível para execução em 17 de junho.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A decisão em questão foi proposta com urgência pela Unidade Core Risk do Maker. Isso porque o protocolo Celsius – que interrompeu saques na última semana – havia emprestado 100 milhões de DAI usando stETH, o derivativo de staking em Ethereum do Lido, como garantia.

Entenda o caso Celsius

Conforme noticiou o CriptoFácil, no dia 13 de junho Celsius paralisou os saques de usuários. A equipe do protocolo citou as “condições desfavoráveis do mercado” como justificativa para a medida. Contudo, não deu mais detalhes.

Depois disso, na quarta-feira (15), Celsius resolveu dar início a uma reestruturação completa de suas atividades. Para isso, contratou um escritório de advocacia especializado em reestruturações. Além disso, o banco Citibank também estaria ajudando na tarefa de reformular as atividades.

Publicidade

A Celsius investiu uma soma significativa dos depósitos de Ether dos usuários em stETH – token que representa o ETH em staking na Beacon Chain.

Ademais, o protocolo fez staking de milhares de Ether diretamente. Acredita-se que Celsius seja o maior detentor de stETH com juros depositados na Aave.

Aave vulnerável

Nesse sentido, a proposta para desativar o D3M afirmou que o Aave é vulnerável devido à sua grande exposição ao stETH.

Publicidade

Além disso, a proposta sugere que a Aave está sujeita a mais riscos devido às suas implantações em várias cadeias.

“O ambiente de mercado atual é muito volátil e está separando os protocolos de empréstimos mais fortes em todos os lugares, centralizados ou não, daqueles que têm padrões de risco mais baixos”, diz a proposta. “Infelizmente, o AAVE está carregado de risco agora com uma grande exposição ao stETH.”

Votaram a favor da proposta de congelamento 58% dos entrevistados. No entanto, nem todos acreditam que o D3M deva ser interrompido de forma indefinida.

Publicidade

Os membros do fórum de governança da Maker sugeriram a redução pela metade dos recursos de empréstimo da Aave. O objetivo é reduzir o risco, mas sem eliminar as receitas geradas pelo D3M.

Leia também: TRX da Tron salta 27% e ensaia recuperação, mas USDD segue abaixo de US$ 1

Leia também: Comissária da CFTC dos EUA compara quedas das criptomoedas com a crise de 2008

Publicidade

Leia também: Exchange argentina Lemon Cash prepara lançamento no Brasil com Pix, ‘CDI em Bitcoin’ e cartão de crédito

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário