A empresa de investimentos em criptoativos Canary Capital entrou com um pedido de registro junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de XRP spot. Este é o segundo pedido para esse tipo de produto registrado apenas neste mês, sinalizando o crescente interesse em opções de investimento baseadas em XRP.
De acordo com o documento de registro S-1 apresentado pela Canary Capital nesta terça-feira, o ETF de XRP proporcionaria aos investidores uma forma de acessar o mercado de XRP através de uma conta de corretagem tradicional. Dessa forma, não haveria barreiras e riscos associados à compra e posse direta da criptomoeda. Contudo, a empresa ainda não nomeou um custodiante ou administrador para o fundo.
Steven McClurg, fundador da Canary Capital, destacou em um comunicado a demanda crescente de investidores por acesso a criptomoedas que vão além do Bitcoin e Ethereum.
“Estamos observando sinais encorajadores de um ambiente regulatório mais progressivo, aliado à crescente demanda dos investidores por acesso sofisticado a criptomoedas, especialmente àquelas voltadas a soluções de blockchain para empresas, como o XRP”, disse McClurg, que também fundou anteriormente a Valkyrie Funds, responsável por outros ETFs de criptoativos.
ETF de XRP vem aí?
O movimento da Canary Capital ocorre logo após a Bitwise apresentar seu próprio pedido de registro para um ETF de XRP spot na semana passada, conforme noticiou o CriptoFácil.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Até o momento, a SEC não aprovou nenhum ETF de XRP baseado em mercado à vista. E, caso venha a fazê-lo, o processo pode enfrentar desafios significativos. Isso porque a agência tem travado uma longa batalha jurídica com a Ripple, acusando a empresa de levantar US$ 1,3 bilhão por meio da venda de XRP, que a SEC considera ser uma oferta de valores mobiliários não registrada.
O desenvolvimento deste tipo de produto no mercado americano é acompanhado de perto por investidores e participantes do setor, especialmente considerando o contexto regulatório e jurídico que envolve o XRP.
O preço do XRP não esboçou grandes reações à notícia de mais um pedido de lançamento de um ETF. De acordo com dados do CoinGecko, nas últimas 24 horas, o preço do criptoativo da Ripple subiu apenas 0,2%. No momento da redação desta matéria, o token está custando US$ 0,53.