A gestora de fundos de índice de criptomoedas Bitwise apresentou um pedido para lançar um fundo de índice negociado em bolsa (ETF) que ofereça exposição ao token XRP da Ripple. Matthew Hougan, diretor de investimentos da Bitwise, confirmou a notícia à imprensa nesta terça-feira (1º).
Conforme informou Hougan, a empresa registrou o pedido para lançar um ETF de XRP na segunda-feira (30) junto ao Departamento de Estado de Delaware. O produto recebeu o nome de “Bitwise XRP ETF”, com a CSC Delaware Trust Company nomeada como agente registrado.
Caso receba aprovação, este será o primeiro ETF de XRP à vista nos Estados Unidos. Contudo, a aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) deve enfrentar potenciais obstáculos.
A SEC tem mantido uma longa disputa jurídica com a Ripple, empresa por trás do XRP, após acusá-la de levantar US$ 1,3 bilhão por meio da venda de tokens XRP, considerados pela agência como valores mobiliários não registrados. A resolução deste embate pode impactar diretamente o futuro de um ETF de XRP, tornando sua aprovação um desafio adicional para a Bitwise.
Mercado pode ganhar ETF de XRP
Nos últimos meses, a SEC aprovou vários ETFs de criptomoedas, incluindo ETFs à vista de Bitcoin em janeiro deste ano, com empresas como BlackRock, Grayscale e Fidelity lançando seus produtos no mercado. Mais tarde, a agência também deu sinal verde para oito ETFs de Ethereum.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além da Bitwise, a Grayscale anunciou recentemente seus planos para lançar um fundo fechado de XRP destinado a investidores credenciados. A SEC, entretanto, faz distinções entre diferentes tipos de fundos negociados em bolsa, usando o termo “produtos negociados em bolsa” (ETPs) para se referir a esses produtos, e não ETF, que implica em uma regulamentação diferente.
O preço do XRP recuou cerca de 2,5% nas útimas 24 horas apesar da boa notícia. De acordo com dados do CoinGecko, no momento da redação, o criptoativo está custando US$ 0,6095.