O criador do Ethereum, Vitalik Buterin, descreveu recentemente as maiores ameaças que, segundo ele, podem impactar as principais criptomoedas do mercado.
No caso, ele está avaliando os riscos do Bitcoin, do Ethereum e do movimento das criptomoedas em geral.
Ameaças
Em uma nova entrevista ao podcast What Bitcoin Did, Buterin diz que suas maiores preocupações com os mercados de criptomoedas envolvem questões técnicas e a ameaça de intervenção das autoridades.
“Então, o que eu tendo a me preocupar – quero dizer, é que sempre há esse tipo de risco de cisne negro de falha técnica. E se a NSA vier com um computador quântico do nada e roubar um monte de moedas antes que você possa fazer algo a respeito?”, questionou.
Além disso, ele também teme o fracasso político:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“E se os governos banissem o Bitcoin, confiscassem os reservatórios de mineração e usassem isso para fazer o que chamo de ataque de acampamento de desova de 51% – atacar a rede repetidamente até que se torne inviável? E enquanto isso, os preços estão baixos porque a coisa está proibida e há uma crise de confiança?”, observou.
Embora os temas pareçam ter sido retirados de uma teoria da conspiração, Buterin aparenta estar realmente preocupado com estes pontos.
Bitcoin e Ethereum
No caso específico do Bitcoin, Buterin questiona se desenvolvedores e investidores continuarão a mostrar interesse na criptomoeda original no longo prazo.
“O Bitcoin não tem o que chamo de velocidade de escape de funcionalidade. Então, basicamente, funcionalidade suficiente para servir como uma camada de base confiável para muitos aplicativos diferentes. Como resultado disso, existe a possibilidade de que, com o tempo, as pessoas considerem o Bitcoin cada vez menos interessante e outras plataformas mais interessantes.”
Abordando o debate sobre o Ethereum (ETH) ele alega que o criptoativo pode emergir como uma nova forma de dinheiro.
No entanto, Buterin diz que isso depende da definição de cada um sobre o que constitui uma moeda.
Ainda assim, ele afirma que tanto a ETH quanto o BTC já provaram que são uma reserva de valor.
“A palavra dinheiro combina muitos conceitos diferentes. Por exemplo, as pessoas falam sobre unidade de conta, meio de troca, reserva de valor. Por unidade de conta, ETH não é isso e BTC também não é. Por meio de troca, Bitcoin é usado assim e ETH às vezes é usado como … ETH tem reserva de valor. Isso é definitivamente é algo para o qual as pessoas usam a ETH”, afirmou.
Leia também: Jornalista sabe quem é Satoshi Nakamoto e apresenta provas
Leia também: Bitcoin pode voltar aos R$ 50 mil com falta de contratos futuros
Leia também: Falha crítica do Ethereum desativa 13% dos seus nós