A Norwegian Air – maior companhia aérea da Escandinávia e terceira maior companhia low cost de toda a Europa – aceitará Bitcoin como forma de pagamento.
De acordo com a Coindesk, o anúncio partiu do milionário norueguês Bjørn Kjos e sua família, donos da companhia. Além dos planos de pagamento, eles pretendem criar uma exchange de criptomoedas. O jornal norueguês Dagens Naeringsliv (DN) afirmou que a nova exchange se chamará Norwegian Block Exchange (NBX) e terá controle majoritário da família Kjos. A empresa será lançada em agosto.
Além de Bjørn Kjos, seu filho Lars Ola Kjos também entrou para o mundo das criptomoedas. Ele teria usado 3,5 milhões de coroas norueguesas (US$404.000) para comprar Bitcoin em 2017. Na época, os preço do Bitcoin ainda não tinha alcançado o rali de alta que ocorreu no final daquele ano.
O DN informou que o investimento veio à tona através de documentos da empresa Green 91, que pertence a Lars; a quantia fez dele um dos maiores investidores de criptoativos da Noruega. Além de investidor e herdeiro da Norwegian Air, ele também será membro do conselho da NBX.
Assim que a exchange estiver em funcionamento, o plano dos Kjos é expandir suas operações para os países vizinhos e, até o final do ano, fornecer a solução de pagamento que permitirá aos clientes da Norwegian Air comprarem suas passagens com Bitcoin, afirmou o DN.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Norwegian Air em cerca de 40% do mercado norueguês, mas atua em toda a Escandinávia. A empresa voa para mais de 130 destinos e opera também no Brasil, com a linha Rio de Janeiro/Londres (Gatwick).
Leia também: Agência Nacional de Aviação Civil regula o uso de blockchain para registro de Diário de Bordo