Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Lightning Network passa no primeiro teste de segurança “formal”

  • Por Amanda Bastiani
  • - 23/09/2019
  • às 13:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Lightning Network passa no primeiro teste de segurança "formal"

Um grupo de pesquisadores divulgou os resultados de uma verificação formal na Lightning Network (LN) do Bitcoin.

A Lightning Network é nova, está em fase experimental e os bugs que podem levar à perda de fundos dos usuários ainda estão sendo descobertos. Mas, mesmo assim, o artigo, divulgado no mês passado pelos pesquisadores Aggelos Kiayias e Orfeas Litos, da Universidade de Edimburgo (Kiayias é também o principal cientista da empresa de blockchain IOHK), trouxe uma dose de boas notícias sobre a segurança subjacente da nascente rede de pagamentos, conforme mostra o artigo da Coindesk.

Até o momento, a Lightning Network do Bitcoin não havia sido testada matematicamente por meio de segurança formal, que é um meio de estabelecer a segurança de uma ideia de ciência da computação com a ajuda da matemática. O documento, denominado “Um tratamento de segurança da Lightning Network”, descreve a falta de verificação formal para a especificação de código da Lightning “uma situação terrível”, uma vez que a rede já é atualmente usada para garantir dinheiro – pelo menos US$8,5 milhões.

O artigo explica:

“Como resultado, nosso tratamento descreve exatamente como as garantias de segurança do protocolo dependem das propriedades do livro razão subjacente.”

O processo pelo qual eles fizeram isso é conhecido como verificação formal. Embora seja popular no ecossistema dos criptoativos e útil para determinar a segurança do código, a “segurança formal” não é realizada em todos os programas de código. Devido ao profundo conhecimento necessário, é muito caro.

Os resultados são positivos, mostrando que a criptografia subjacente da segunda camada para fazer o sistema de pagamento funcionar é sólida, argumentam os pesquisadores.

“Todas as partes críticas da segurança do sistema são sólidas. Este era o resultado esperado – muitas pessoas inteligentes colaboraram para convergir para a versão atual da Lightning Network”, disse Litos.

O que isso significa exatamente? Litos e Kiayias examinaram as especificações da rede, que são as regras que toda implementação de software da Lightning precisa para poder enviar pagamentos para o resto da rede.

Litos disse:

“O principal resultado é que a Lightning Network é tão segura quanto o Bitcoin.”

Para determinar isso, eles examinaram a criptografia detalhada que sustenta a Lightning. A criptografia é composta por algoritmos matemáticos que fornecem a base para privacidade e segurança na Internet. Na Lightning, a criptografia é a cola que mantém o sistema de pagamento unido, com o resultado final de permitir que uma pessoa envie Bitcoin para outra.

Portanto, os pesquisadores analisam essas várias tecnologias criptográficas subjacentes à Lightning, incluindo assinaturas digitais, que no caso do Bitcoin só podem ser produzidas por um usuário com a chave privada correta do Bitcoin.

“Um participante honesto da Lightning Network só pode perder seu dinheiro se as assinaturas ou a função hash usada pelo Bitcoin forem quebradas”, disse Litos, acrescentando:

“O uso de um livro razão subjacente realista nos permitiu identificar os limites exatos de segurança para os parâmetros operacionais da Lightning Network. Especificamente, fornecemos uma resposta concreta para a pergunta: com que frequência um usuário da LN deve verificar a blockchain, especialmente quando um pagamento de vários estágios está em andamento?”

Embora a verificação das especificações seja uma etapa importante, ela se aplica apenas ao modelo de código da LN e não às implementações de software que foram produzidas pelos desenvolvedores.

Enquanto o documento argumenta que a Lightning Network é “tão segura quanto o Bitcoin“, isso não significa que o próprio software seja seguro. Pode parecer uma distinção sutil, mas há uma grande diferença.

Existem três implementações principais da LN que seguem as especificações: Acinq’s Eclair, Blockstream’s c-lightning, e Lightning Lab’s lnd.

“Nossa análise é baseada na especificação formal, não em uma implementação. Como resultado, nosso trabalho não exclui bugs nas várias implementações, apenas na especificação”, disse Litos.

Leia também: Andreas Antonopoulos anuncia novo livro com foco na Lightning Network

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.