Percival Lucena, líder de blockchain da IBM, participará de um evento focado nas possibilidades e ferramentas para a rastreabilidade de produtos do agronegócio como a soja, conforme relatado no site AgoraMT. O encontro acontecerá nesta quinta-feira, 22 de agosto, na capital do Mato Grosso, Cuiabá.
Lucena palestrará sobre blockchain, também conhecida como “o protocolo de confiança”. A tecnologia blockchain pode permitir ao produtor, por exemplo, armazenar dados em um sistema que não pode ser corrompido e usar estes dados para definir estratégias futuras observando o melhor desempenho da lavoura.
Neste sistema, o produtor pode colocar dados da produção, como a semente utilizada e a quantidade, além de características do solo, os defensivos e o ataque de pragas. Rafael Martins, um dos organizadores do evento, disse:
“Para o produtor, este banco de dados que ele cria é importante para que ela possa descobrir quais foram as estratégias que renderam o melhor desempenho da lavoura ao longo dos anos.”
Com a blockchain, estes dados também podem ser acessados pelos compradores dos grãos, antes ainda do processo de industrialização. Isso permite, por exemplo, que o comprador saiba se o nível de unidade que o grão foi colhido é o desejado para que o contrato seja fechado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Estas informações vão sendo armazenadas a cada etapa do processo de industrialização dos grãos permitindo que o consumidor, ao buscar por um produto na prateleira do supermercado, fique sabendo se ele foi produzido da maneira com que ele deseja.
Leia também: Líder de blockchain da IBM falará sobre tecnologias de rastreabilidade de grãos em Cuiabá