A vontade dos governos de proibirem o Bitcoin está cada vez mais distante. A cada reunião envolvendo importantes chefes de economias globais, fica claro que isso será uma atividade dificil de ser realizada. Nesta semana, foi a vez de legisladores dos EUA perceberem que o Bitcoin jamais será proibido.
De acordo com o presidente do Comitê Bancário do Senado dos EUA Mike Crapo (R-ID), os Estados Unidos jamais conseguiria banir os Bitcoin:
“Se os Estados Unidos decidissem – e eu não estou dizendo que deveria – que não querem que a criptomoeda aconteça nos Estados Unidos e tentem baní-la, estou bastante confiante de que não conseguiriam fazer isso porque é uma inovação global ”, disse Crapo.
Dinheiro para o mundo na velocidade da internet
A declaração surgiu de uma pergunta feita para Jeremy Allaire, cofundador e CEO da empresa global de serviços financeiros Circle. Em sua resposta, Allaire explicou a nova realidade criada com a chegada do Bitcoin.
“Acho que o desafio que todos enfrentamos com isso são algumas dessas criptomoedas – elas são literalmente apenas um software de código aberto.
Não há mais nada. Ele existe na internet, é um software de código aberto, qualquer um pode implementá-lo, ele é executado onde quer que a Internet seja executada e ele têm uma política monetária na qual os ativos são gerados por algoritmos. Esse é um desafio que todos os governos do mundo agora enfrentam – que dinheiro, dinheiro digital, se moverá sem fricção em qualquer lugar do mundo na velocidade da internet.”
Essa declaração é uma justificativa contra diversos políticos que afirmam que não há como matar o Bitcoin. Mesmo assim, existem muitos congressistas que vão contra à evolução e sugerem o bloqueio das criptomoedas no país, como é o caso do senador Brad Sherman (D-CA).
Governos podem entrar na competição da criptomoeda
Entre tantas sugestões para tentar aniquilar as criptomoedas, estão a de que o governo deveria tornar-se competitivo no mercado, tirando o foco e o poder da criptomoeda.
Outra dificuldade para acabar com as criptomoedas seria por causa dos incentivos do governo para dados criptografados. Não teria como proibir algo que ele mesmo incentiva.
Especula-se que a Libra do facebook seja uma ação para que aja um controle do governo sobre a criptomoeda. Porém não há nada de concreto.
Leia também: Candidato à presidência dos EUA lança campanha de arrecadação de fundos com criptomoedas