A corrida rumo aos contratos Futuros de Bitcoin começa a ficar mais interessante. A Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC, na sigla em inglês) liberou nesta terça-feira, 25 de junho, a autorização para que a empresa provedora de derivativos de Bitcoin LedgerX possa oferecer contratos futuros liquidados em Bitcoins físicos.
Por meio de um comunicado em seu site, a CFTC confirmou a aprovação da LedgerX para uma licença de contrato designado ao mercado (DCM, na sigla em inglês), o que significa que a empresa agora pode oferecer os novos contratos futuros.
Com sede em Nova York, a LedgerX é a segunda empresa a receber aprovação para oferecer Futuros de Bitcoins liquidados fisicamente. Com a aprovação, a Ledger passa à frente da sua principal concorrente, a startup Bakkt, que ainda luta para obter sua licença (embora os contratos futuros da Bakkt tenham sido certificados, a empresa aguarda autorização do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York).
Os contratos de liquidação física diferem dos futuros liquidados em dinheiro, como os listados pela CME (e, anteriormente, pela Cboe). Nos contratos com liquidação física, o comprador recebe a mercadoria subjacente quando um contrato expira; nos contratos em dinheiro, ele recebe o valor equivalente à mercadoria em moeda fiduciária.
Com isso, a empresa que negocia esses contratos precisa manter a mercadoria em custódia para que esta possa ser entregue no ato de vencimento do contrato. No entanto, problemas relativos à forma como a custódia será feita estão entre as razões que costumam atrasar a liberação dessas negociações para o mercado em geral.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Liberdade para oferecer contratos
Com a aprovação da CFTC, a LedgerX pode não apenas listar esses contratos Futuros de Bitcoin, mas, principalmente, pode também oferecer seus produtos a clientes de varejo e não apenas a investidores institucionais. Com isso, a empresa pode ser uma das catalisadores da massificação do Bitcoin como opção de investimento entre todos os tipos de investidores.
Até agora, não há um prazo para que a Ledger comece a oferecer seus contratos futuros. Mas a diretora de operações e riscos da empresa Juthica Chou disse que a LEdgerX pretende ser a primeira fornecedora desse produto nos EUA.
“Não há dúvida de que queremos ser os primeiros, os pioneiros desse mercado”, disse ela. “Acreditamos que estamos mais bem posicionados e queremos estar presentes para atender às demandas de clientes de todos os tamanhos.”
A LedgerX seguiria o mesmo processo de autocertificação que já passou para poder oferecer swaps e contratos de opções, disse Chou, acrescentando:
“Em última análise, os produtos não são economicamente diferentes do que já estamos oferecendo, mas isso abriria para um mercado mais amplo.”
A Bakkt, startup criada pela Intercontinental Exchange (ICE), anunciou para julho os testes de seus contratos Futuros de Bitcoin liquidados fisicamente, mas ainda não divulgou a data final de lançamento. Outras empresas, como a Seed CX e a ErisX, também ainda não anunciaram quando lançaram seus produtos futuros (ou encaminhamentos, no caso da SeedCX). Então, é grande a probabilidade de que os contratos futuros de liquidação física realmente cheguem ao mercado por meio da LedgerX.
Leia também: Bakkt anuncia início de testes de contratos Futuros de Bitcoin em 22 de julho