O banco JP Morgan Chase (JPM) lançará uma versão piloto da sua stablecoin, a JPM Coin, até o final de 2019, afirmou um relatório da Bloomberg nesta terça-feira, 25 de junho.
A informação veio de Umar Farooq, chefe de serviços de tesouraria digital e blockchain do banco. Farooq afirmou que a intenção da empresa é lançar testes piloto da JPM Coin com clientes selecionados “por volta do final do ano”, caso os órgãos reguladores autorizem o JP Morgan a fazer os testes.
Interesse internacional
De acordo com Farooq, o JP Morgan identificou um aumento no interesse de seus clientes nos potenciais benefícios da JPM Coin, anunciada em meados de fevereiro. Especificamente, clientes do banco nos Estados Unidos, Europa e Japão, expressaram interesse em aprender sobre capacidades da stablecoin em acelerar transações de títulos.
A este respeito, Farooq afirmou que a JPM Coin tem potencial para permitir a entrega “instantânea” de títulos financeiros via blockchain. O executivo disse que a expectativa do banco é positiva no que diz respeito a títulos digitais e tokens, prevendo que muitas ações se tornarão digitalizadas em um prazo de cinco a 20 anos. Durante uma entrevista em Tóquio, Farooq disse:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Acreditamos que muitos títulos, ao longo do tempo, em um prazo de 5 a 20 anos, se tornarão cada vez mais digitais ou serão tokenizados.”
Na entrevista, Farooq reiterou sua postura otimista em relação à tecnologia blockchain, afirmando que os pedidos para aplicações em blockchain são, “francamente, quase intermináveis”.
A JPM Coin foi anunciada em fevereiro desse ano, como uma ferramenta para aumentar a eficiência e a liquidez do banco em suas operações. No entanto, o CEO do JP Morgan Jamie Dimon afirmou que ela poderá ser utilizada para pagamentos diários, mas não disse mais informações.
Leia também: Poderia a JPM Coin estar por trás da baixa do XRP da Ripple?