A ilha mediterrânea de Malta, que vem se destacando quando o assunto é tecnologia blockchain e criptomoedas, anunciou mais uma novidade no setor: está lançando um projeto para a infraestrutura do transporte público no país.
Ian Borg, ministro de transportes, infraestrutura e projetos de capital maltês, fez o anúncio da parceria com a Omnitude, fornecedora de plataformas de middleware blockchain.
“Blockchain é a tecnologia considerada mundialmente como a base da próxima grande revolução industrial, oferecendo economia de custos e eficiência. Inicialmente, o governo trabalhará com a Omnitude para desenvolver melhorias gerais na confiabilidade do transporte”, relatou a empresa.
Por enquanto, foi apenas divulgado que uma plataforma de transporte e logística será construída, mas poucos detalhes foram dados de como a tecnologia afetará o sistema de transporte de Malta. A expectativa, no entanto, é alta, considerando que Malta tem uma área pequena, o que beneficia a implantação desse tipo de sistema, e também todo o incentivo governamental que a ilha vem recebendo no setor.
No ano passado, a Agência de Tecnologia da Informação do governo de Malta divulgou que estava “aspirando estar na vanguarda na regulamentação do setor de blockchain para que ele possa repetir seu sucesso no setor de jogos”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O país também anunciou a apresentação de três projetos no parlamento maltês, com o objetivo de facilitar e regulamentar as tecnologias digital ledger (DLT) e será a nova sede da Binance, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo.
No mês passado, o investidor de capital de risco norte-americano Tim Draper, cuja empresa Draper Associates investiu na Tesla, Skype, Baidu, entre outras, elogiou Malta em um painel de discussão para lançar o Delta Summit, que será realizado em Malta entre os dias 3 e 5 de outubro, com o objetivo de unir os principais líderes de pensamento e inovadores do setor em desenvolvimento. “Você está pregando”, disse ele, acrescentando que mais países precisam adotar rapidamente a abordagem de Malta e a tecnologia.
Leia também: Ilha na Europa pretende tornar-se: “A Ilha da Blockchain”
Leia também: Ilhas Virgens Britânicas lançam sua própria moeda digital
Leia também: Ignorar as criptomoedas não é uma decisão sábia, afirma chefe do FMI