Nas últimas 24 horas, o preço do Bitcoin experimentou uma forte alta e retornou ao patamar dos US$7.000,00, aumentando o ânimo dos investidores. E estes têm mais um motivo para se manterem otimistas, pois o poder de processamento (hash rate) da rede do Bitcoin também aumentou substancialmente.
De acordo com dados do site de pesquisas Quandl, o hash rate do Bitcoin explodiu de 91.290.582 TH/s em 04 de abril para 121.029.181 TH/s em 06 de abril, uma alta de 33% em dois dias. Historicamente, o hash rate e o preço do Bitcoin exibiram uma relação muito próxima, com uma correlação de 0,77.
Essa relação faz sentido, considerando que o hash rate representa, por um lado, o custo de produção do Bitcoin para os mineradores e, por outro lado, aumenta a segurança geral da rede Bitcoin. Em outras palavras, quanto maior o hash rate total, mais caro será para um adversário assumir o controle da rede. Essa confiança descentralizada é um dos principais valores que o BTC possui.
Vale ressaltar que, conforme relatou o CriptoFácil em outras ocasiões, a rede do Bitcoin vinha de aumentos sucessivos no seu hash rate, mesmo com a forte queda apresentada durante parte do mês de março.
Reflexo no preço
Então, se o hash rate e o preço do BTC apresentam uma correlação, isso significa que podemos ver o criptoativo se valorizando novamente?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Se a correlação preço e hash rate do Bitcoin permanecer constante, é possível esperar um aumento significativo nos preços – embora correlação não necessariamente implique em causalidade. No entanto, essas dinâmicas são ainda mais complicadas por causa da iminência do halving, o corte na recompensa dos blocos do Bitcoin, que está a pouco mais de um mês de ocorrer.
Com tudo o mais permanecendo constante, a receita dos mineradores também será reduzida pela metade após o halving. Por outro lado, para que a receita permaneça no mesmo nível, o preço teria que dobrar (mantendo a eficiência da mineração constante). O recente aumento no hash rate do Bitcoin pode indicar que os mineradores estão apostando que o segundo cenário ocorrerá.
Leia também: Ebook gratuito fala tudo que você precisa saber sobre o halving do Bitcoin