A Digital Shadows, empresa de inteligência contra ameaças cibernéticas, declarou que encontrou mais de 100 sites fraudulentos que buscam enganar as pessoas se fazendo passar por domínios relacionados à Libra, criptomoeda do Facebook. De acordo com o The Independent, são portais maliciosos que se fazem passar por sites oficiais da Libra e até mesmo da Calibra, a carteira da criptomoeda. A empresa dividiu os sites em dois grupos — aqueles que se passavam por sites oficiais e os que promoviam uma fraude direta.
“Em vez de depender da publicidade e propaganda da mídia em torno da marca, esse tipo de fraude busca convencer as vítimas de que elas estão acessando o site legítimo e, portanto, ficam mais propensas a confiarem em seus dados pessoais e financeiros”, disse Alex Guirakhoo, analista de inteligência estratégica da Digital Shadows.
Os golpistas supostamente usam alfabeto grego, cirílico e outros que se assemelham ao alfabeto romano usado na língua inglesa para se passar pelo domínio oficial, substituindo, por exemplo, um minúscula “a” com o mesmo carácter cirílico “a”.
A Digital Shadows identificou sites que eram fraudes “na cara”, como um que oferecia a compra da Libra com Ether (ETH) com cerca de 25% de desconto, até outros tão elaborados e bem desenvolvidos que era “quase impossível determinar o que é legítimo e o que é falso”.
“Se um site oferece uma proposta que parece boa demais para ser verdade, então provavelmente o site é uma mentira. Os golpistas tentam constantemente encontrar maneiras de enganar suas vítimas – fique à frente disso e evite ofertas de grandiosas fortunas”, destacou Guirakhoo.
Leia também: Facebook busca licença para atuar com sua criptomoeda no estado de Nova York