Dois grandes bancos do Reino Unido, o Barclays e o Royal Bank of Scotland (RBS), aderiram a um teste que visa utilizar a blockchain para simplificar a compra de imóveis após repensar o potencial da tecnologia, conforme mostra o artigo da Cointelegraph.
O teste, que envolveu um total de 40 participantes, usou uma ferramenta da Instant Property Network (IPN), startup que usa a plataforma Corda do consórcio de blockchain R3.
A introdução da blockchain no setor imobiliário em todo o mundo pode resultar em uma economia de US$160 bilhões, disse a IPN à Bloomberg, com os bancos anteriormente céticos parecendo se preocupar com esse caso de uso específico da blockchain.
“Estamos perto do final do ciclo de hype e não encontramos uma grande solução de consumo para a tecnologia de contabilidade distribuída até agora”, disse Dan Salmons, diretor de inovação de hipotecas do RBS. Ele continuou:
“Propriedades são uma indústria que está madura para isso, onde um processo complexo e difícil para os clientes pode tornar-se mais barato e mais transparente.”
Salmons referenciava o cansaço que parecia ter começado no setor bancário no ano passado, quando os dados começaram a sugerir que era improvável que a blockchain atingisse seus níveis presumidos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O Barclays também elogiou a capacidade da nova tecnologia de simplificar o mercado imobiliário para o cliente final.
“Quando uma pessoa quer comprar uma casa, o processo engloba uma série de interações diferentes com diferentes empresas e entidades governamentais que podem ser desconfortáveis”, disse John Stecher, chefe do escritório de inovação do grupo.
O setor imobiliário não é estranho à blockchain entretanto, com várias iniciativas em curso em todo o mundo.
Leia também: Parlamento do Reino Unido demonstra aplicações de blockchain para educar decisores políticos