O Governo Federal, por meio da Escola Nacional de Administração Pública, capacitou funcionários de diversas repartições, ministérios, autarquias e até da Presidência da República sobre o que é e quais são os benefícios da tecnologia blockchain. O curso “Blockchain e suas aplicações” foi ministrado no Enap em Brasília pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, segundo o Enap, faz parte do Programa de Aperfeiçoamento de Carreiras.
O curso aconteceu de 01 a 03 de julho, na sede da instituição e teve como objetivo familiarizar os participantes sobre a blockchain, focando em seus mecanismos e efeitos nas organizações, na sociedade e no setor público financeiro. Além da Presidência da Republica, também estiveram presentes cerca de 50 participantes, entre servidores do Ministério da Economia, CGU, TCU, CADE, Ministério de Direitos Humanos, Ministério da Cidadania, Ministério da Saúde, PREVIC, ANS, ANA e IPEA.
Durante a abertura, a diretora de Seleção e Formação de Carreiras do Enap Diana Coutinho ressaltou a importância de preparar o servidor para um mundo cada vez mais digital.
“Este curso deve tornar o servidor um protagonista no futuro digital”, disse ela.
Por sua vez, o presidente do Enap Diogo Costa trouxe reflexões sobre as oportunidades relacionadas à transformação digital:
“Estamos falando de possibilidades de futuro que são muito diferentes do que vivemos. Experimentos estão sendo feitos ao redor do mundo e temos a oportunidade de fazer o Brasil participar desse movimento.”
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em seguida, Gladstone Moisés Arantes Júnior, Professor Doutor em algoritmos distribuídos pela COPPE/UFRJ, palestrou sobre da origem da blockchain, seus conceitos básicos, fundamentos do algoritmo de consenso, aplicações, impactos e principais desafios.
Leia também: Governo do Ceará apoiará projeto de microcrédito baseado em blockchain