Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Economia

Governo da Venezuela volta atrás e não vai atrelar salário mínimo a criptomoeda Petro

  • Por Luciano Rocha
  • - 23/03/2022
  • às 06:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Governo da Venezuela volta atrás e não vai atrelar salário mínimo a criptomoeda Petro
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O governo da Venezuela voltou atrás e decidiu não atrelar o valor do novo salário mínimo a criptomoeda estatal Petro. A informação foi divulgada em publicação da Gaceta Oficial, o Diário Oficial do país, em 15 de março.

Segundo a edição 6.691 da Gaceta, o salário mínimo foi confirmado em 130 bolívares, quatro bolívares oficiais do que o valor previsto anteriormente. No entanto, a lei afirma que os salários serão pagos em moedas fiduciária, e não em Petro.

Publicidade

Isso contradiz as declarações que o presidente venezuelano Nicolas Maduro fez no início deste mês, quando afirmou que o salário mínimo seria levantado para metade de um Petro. Maduro também disse que o salário seria atrelado ao preço da criptomoeda – o que não aconteceu.

Referência e não régua

De fato, há apenas uma menção à criptomoeda estatal no texto, a qual afirma que o salário vale cerca de 0,5 Petro. Contudo, a criptomoeda aqui é utilizada apenas como uma unidade de referência, não como uma unidade de conta oficial.

Ou seja, os salários oficiais continuarão a ser contados em bolívares, e não em Petro. Na prática, o preço que importará continuará sendo o da desvalorizada moeda fiduciária.

Publicidade

“O salário mínimo mensal obrigatório é aumentado em todo o território da República Bolivariana da Venezuela, para os trabalhadores que prestam serviços nos setores público e privado, estabelecendo a quantidade de cento e trinta bolivares (130 VES) por mês”, diz a Gaceta.

Na fala de Maduro, ficou entendido que metade do salário iria variar conforme o preço da Petro, mas não foi o que ocorreu. O salário continuará sendo fixado em bolívares e na verdade é o preço da Petro que irá variar.

Isso significa que os 0,5 Petro que correspondem hoje aos 130 bolívares poderão ser mais ou menos. Se o Petro perder valor frente à moeda, o valor em bolívares é que servirá como unidade de conta.

Reações e explicações

A falta de clareza com a âncora dos salários no Petro foi um balde de água fria no país. De acordo com Pedru Eusse, coordenador geral da Frente Nacional da Luta de Trabalhadores, a notícia foi classificada como “uma imensa decepção”.

Publicidade

Para Eusse, a nova posição do governo representa uma perda salarial. A expectativa era de que os salários poderiam subir de acordo com a valorização da criptomoeda. Em vez de um salário que flutua, Eusse afirmou que haverá um congelamento de preços disfarçado.

“Ficamos frustrados ao descobrir que não há tal peg para o Petro, porque isso não é refletido no gazette oficial . Eles prometeram que iam ancorar o salário a 0,5 Petro, que é uma medida contábil que aumenta com os preços do petróleo. O que vemos agora é um salário congelado em US$ 30”.

US$ 30 é o valor em dólares do novo salário mínimo com base na cotação atual. Cabe destacar que a Venezuela fez uma reforma econômica que cortou três zeros do bolívar, cuja inflação chegou a superar 1.000.000% no passado.

No entanto, Franklin Rondon, representante da Assembléia Nacional da Venezuela, defendeu o governo. Ele reiterou que a Petro era usada apenas como uma unidade de conta, e que isso não significa que o salário mínimo vai aumentar a cada valorização da criptomoeda.

Publicidade

Leia também: A volatilidade realmente importa? 

Leia também: O preço MATIC apresenta um gatilho de entrada para os traders 

Leia também: PF prende casal que prometia rendimentos com robô trader de criptomoedas

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.