As pesquisas online sobre Bitcoin no Google Trends foram afetadas após uma queda nos preços de mercado desde o início do ano.
As buscas pelo termo Bitcoin em meados de dezembro foram registradas em 100 de uma escala de 100. No entanto, seis meses mais tarde, o Google Trends mostra esse número em 10, o que representa uma queda de 90%. A partir de janeiro deste ano, quando os resultados foram fixados em 44, o declínio nas buscas é superior a 75%.
De acordo com Nicholas Colas, cofundador da DataTrek Research, essa queda nas buscas não é um bom sinal para os preços das criptomoedas.
“Usamos o Google Trends para rastrear consultas de pesquisa para ‘bitcoin’ como um proxy para novos compradores em potencial”, acrescentou ele.
“O Bitcoin precisa de uma nova narrativa para restabelecer a atenção global.”
Desde o início do ano, o preço da maior moeda digital do mercado caiu em mais de 55%, e atualmente está sendo negociada por volta dos US$7.500, de acordo com dados da ferramenta CoinMarketCap. Curiosamente, enquanto Colas admite que a empresa adora a ideia da criptomoeda, ele acrescenta que sua equipe não é fã de comprá-la nos níveis atuais.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Outros, no entanto, acham que agora é o momento perfeito para investir no mercado.
Dan Morehead, CEO da Pantera Capital Management, uma empresa de fundos de hedge focada em criptomoedas e tecnologia blockchain, disse no início do mês dizendo que o valor do Bitcoin pode ter atingido o nível mais baixo e que agora é a hora de comprar.
O fundador da empresa, sediada em São Francisco, disse que “todas as criptomoedas estão muito baratas agora. É muito mais barato comprar agora e participar do rali”. Em abril, Morehead também disse que a má fase poderia ter acabado para a moeda digital. Ele disse então que era um bom momento para comprar Bitcoin, dizendo que o melhor momento foi quando ele chegou a valer cerca de US$6.600.
Não é apenas Bitcoin, no entanto, que está sentindo o peso do desinteresse de potenciais novos operadores. As pesquisas do Google por outras importantes criptomoedas também diminuíram. O Ethereum caiu em 85% desde o começo do ano, a Ripple caiu 91% e o Bitcoin Cash sofreu um declínio de 80%.