O colapso da exchange FTX levou consigo várias outras empresas cripto. Mas uma “salvação” pode estar à caminho. Isso porque o Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimento do mundo, disse que planeja aplicar dezenas de milhões de dólares para comprar ou investir em empresas de ativos digitais depois que a derrocada da FTX atingiu as avaliações e diminuiu o interesse dos investidores.
O chefe de ativos digitais do Goldman, Mathew McDermott, disse à Reuters, em reportagem publicada nesta terça-feira (06), que a implosão da exchange aumentou a necessidade de players de cripto mais confiáveis e mais regulamentados. Diante disso, os grandes bancos veem uma chance de fechar negócios no setor. Sem dar mais detalhes, ele afirmou que o banco está fazendo a devida diligência em várias empresas cripto.
“Nós vemos algumas oportunidades realmente interessantes, com preços muito mais sensatos”, disse ele em uma entrevista.
Goldman Sachs de olho em empresas cripto
A FTX entrou com pedido de recuperação judicial no dia 11 de novembro após um colapso catastrófico. A implosão gerou um contágio e várias empresas tiveram que pausar os saques ou até mesmo as suas atividades diante das dificuldades financeiras pela exposição à FTX. A empresa de empréstimo de criptomoedas BlockFi, por exemplo, declarou falência no mesmo mês.
Sobre isso, McDermott concorda que houve um impacto negativo no sentimento das pessoas em relação aos ativos digitais. Isso porque, segundo ele, a exchange era uma “garota-propaganda” em muitas partes do setor. “Mas, para reiterar, a tecnologia subjacente continua funcionando”, disse ele.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
McDermott também acrescentou que, após a “falência” da FTX, houve um aumento da procura pelos serviços de cripto do Goldman e um aumento nos volumes de negociação do banco. Ele atribui isso a uma procura por instituições financeiras mais confiáveis, estáveis e bem capitalizadas.
“O que aumentou foi o número de instituições financeiras querendo negociar conosco”, disse.
Além disso, o executivo pontuou que o Goldman vê oportunidades de recrutamento à medida que as empresas de cripto demitem funcionários. Mas ele ressaltou que, por ora, está satisfeito com o tamanho de sua equipe.
- Leia também: Deja vu: ‘O Bitcoin morreu’ e ‘blockchain não serve para nada’ diz vencedor do Prêmio Nobel
Goldman Sachs e ativos digitais
A Goldman Sachs investe em várias empresas de ativos digitais. Isso inclui, por exemplo, a CertiK, a TRM Labs, a Elwood Technologies e a Coin Metrics.
Em abril deste ano, conforme noticiou o CriptoFácil, o banco anunciou seu primeiro empréstimo realizado com garantia em Bitcoin (BTC). No mesmo mês, o Goldman anunciou a criação de uma mesa de OTC para negociação de Ether (ETH). Já no mês de junho, o banco começou, de fato, a negociar uma espécie de derivativo vinculado ao preço do ETH.