O banco Goldman Sachs, um dos maiores do Estados Unidos, reconheceu o Bitcoin como uma nova classe de ativos. Mais precisamente, a instituição financeira disse que o Bitcoin tem que ser considerado um ativo financeiro tal qual o ouro, a prata e ações negociadas em bolsa.
“O Bitcoin agora é considerado um ativo para investimento. Ele tem seu próprio risco idiossincrático, em parte porque ainda é relativamente novo e está em fase de adoção”, disse Mathew McDermott, chefe global de ativos digitais da Goldman Sachs.
Bitcoin é um ativo financeiro de risco
De acordo com McDermott, o Bitcoin não é correlacionado com os demais ativos. Por isso, não pode ser considerado exatamente como um “ouro digital”, pois seu padrão é mais alinhado aos ativos de risco.
“Mas os clientes e outros estão tratando-o em grande parte como um novo ativo classe, o que é notável. Não é sempre que testemunhamos o surgimento de uma nova classe de ativos”, disse.
McDermott também declarou que é a regulamentação pode representar um risco para o mercado de criptomoedas. Isso porque uma pressão regulatória poderia afetar o mercado e prejudicar o preço dos criptoativos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, ele pontuou que a falta de regulamentação também prejudica o desenvolvimento do mercado. Embora, segundo ele, o tom regulatório tenha se tornado mais construtivo.
“Uma preocupação importante são as ações regulatórias inconsistentes em todo o mundo que impedem o desenvolvimento da criptoesfera ou a capacidade de entidades mais reguladas se engajarem nele”, disse.
No entanto, mesmo diante de tal risco, os clientes institucionais continuam interessados em adicionar alguma forma de exposição as criptomoedas.
Conforme destacou McDermott, gestores de ativos e fundos macro estão interessados em saber se as criptomoedas se encaixam ou não em seus portfólios. Em caso afirmativo, eles buscam disponibilizar acesso ao ativo, com negociações à vista ou de futuros.
Leia também: Mercado de criptomoedas se recupera e semana pode ser de alta
Leia também :Ciclos de halving do Bitcoin garantem alta até outubro, apontam dados
Leia também: Day trader dá golpe de quase R$ 30 milhões com forex