A gigante francesa do ramo de jogos Ubisoft está explorando potenciais aplicações em blockchain no seu segmento de atuação como uma estratégia para obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes. A notícia foi relatada pela Cointelegraph, nesta semana.
A Ubisoft tem explorando aplicações em blockchain há vários meses, tendo já identificado uma para implementação. A empresa planeja incluir objetos virtuais (ou acessórios) dentro dos jogos, baseados em uma rede blockchain. O intuito é monetiza-los.
O modelo é semelhante ao jogo Fortnite — distribuído pela Epic Games — que é gratuito para jogar, mas permite aos jogadores a compra de conteúdos virtuais utilizáveis por seus personagens.
As vantagens de um ecossistema baseado de acessórios virtuais em blockchain consistem nos direitos de propriedade digital dos jogadores serem preservados. Um especialista da indústria (que não foi identificado) afirmou:
“Quando você compra uma roupa no Fortnite, seu investimento é perdido, o acessório está preso no jogo. Se nós utilizarmos blockchain, nós damos uma existência física a um elemento digital.”
Uma fonte anônima próxima às incursões da Ubisoft na esfera da blockchain afirmou que a empresa considera utilizar a plataforma Ethereum para suas aplicações, declarando ainda que os trabalhos envolvendo a iniciativa já estão em estágio avançado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ainda não foi revelado se a Ubisoft lançará conteúdo virtual baseado em blockchain dentro de uma de suas franquias existentes ou em um jogo novo – embora a segunda opção represente menos riscos.
Por enquanto, nenhum prazo foi estipulado pela empresa enquanto ela analisa as possibilidades — talvez ela esteja aguardando a legislação francesa avançar em relação à tecnologia blockchain.
Ubisoft é uma companhia com ações públicas, razão pela qual o mercado pode reagir de forma imprevisível ao lançamento de um projeto utilizando uma tecnologia tão inovadora.
Foi relatado pelo CriptoFácil em março deste ano que a startup Animoca Brands anunciou um acordo com a Fórmula 1 para publicar um jogo baseado em blockchain sobre a categoria. A Animoca também firmou um acordo com a Atari — famosa desenvolvedora de jogos como Tetris e Pac Man.
Leia também: Aplicativo permite que jogadores de games ganhem recompensas em criptomoedas