A MRV, uma das maiores incorporadoras imobiliárias do Brasil, anunciou a tecnologia blockchain será incorporada em um empreendimento da empresa na cidade de Duque de Caxias. Segundo a companhia, trata-se da primeira incorporação imobiliária do mercado utilizando blockchain para otimizar serviços cartorários em ambiente virtual.
De acordo com a revista CIO, a operação foi conduzida pela startup Growth Tech através da rede virtual Notary Ledgers, por meio da plataforma blockchain da IBM. A empresa alega que usando blockchain, o processo ganhou agilidade e uma incorporação imobiliária que poderia demorar até 30 dias para ser concluída, foi realizada em poucos minutos.
“Através do meio físico, um registro de escritura de compra e venda leva, em média, 30 dias para ser realizado pelo cartório. Já outros atos como o registro do memorial de incorporação e convenção de condomínio chegam até 45 dias”, diz a reportagem.
O diretor de tecnologia da informação da MRV Reinaldo Sima comentou que:
“O avanço do blockchain no nosso setor é benéfico para quem compra e vende imóveis. Além disso, os prazos para emissões de documentos são muitos reduzidos e a ferramenta trará mais eficiência e modernização para os cartórios. Mais um avanço importante que a MRV está dando para disseminar uma cultura de inovação no mercado imobiliário.”
Leia também: Empresário pioneiro da internet no Brasil afirma que blockchain acabará com os cartórios