A Morgan Creek Digital, uma gestora institucional focada em criptomoedas, acredita tanto que os criptoativos são uma classe de investimento superior e resolveu, segundo o portal Coindesk, apostar cerca de US$1 milhão de que este mercado irá superar o S&P 500, em valorização, nos próximos 10 anos. A Morgan está desafiando qualquer investidor ou empresa que acredite que as criptomoedas são “inúteis” ou que as ações públicas são uma aposta melhor em termos de investimento em comparação ao ecossistema de criptomoedas e blockchain no longo prazo.
Se no caso institucional o valor de referência é o S&P 500 (uma abreviação de Standard & Poor’s 500, índice composto por 500 ativos cotados nas bolsas de Nova York ou na Nasdaq), no caso das criptomoedas a referência para a aposta será o Digital Asset Index Fund, um fundo de índice cripto gerido pela Bitwise Asset, composto por Bitcoin 77,8%; Ethereum 11,1%, EOS 2,3%, Bitcoin Cash 2,3%, Litecoin 2,1%, Monero 1%, Dash 1%, Zcash 1%, Nem 0,7% e IOTA 0,7%.
Por email, Anthony Pompliano, fundador e sócio da Morgan Creek Digital, disse ao portal de notícias que a empresa está confiante na perspectiva de desempenho dos criptoativos nos próximos 10 anos em comparação com as ações públicas.
“Ele [valorização do Bitcoin] superou o desempenho [do S&P 500] nos últimos 10 anos e acreditamos que isso não mudará nos próximos 10 anos”, disse Pompliano.
A aposta começa em 1º de janeiro de 2019 e terminará em 2029.