Mais uma empresa do mercado de criptomoedas está lutando contra a possibilidade de falência. Trata-se da Genesis Global Trading, uma subsidiária do Digital Currency Group (DGG) e afiliada da Genesis Trading, que oferece às instituições a capacidade de tomar empréstimos de Bitcoin e outras criptomoedas.
Após alertar sobre um possível pedido de falência na semana passada, seus credores estão contratando advogados de reestruturação. O objetivo é que eles ajudem a encontrar uma maneira de impedir que a corretora cripto tenha que declarar falência.
Conforme noticiou a Bloomberg News nesta quarta-feira (30), fontes disseram que alguns credores estão trabalhando com o escritório de advocacia Proskauer Rose. Enquanto isso, outros teriam contratado o Kirkland & Ellis.
Genesis Trading foca em reestruturação
Na última semana, o presidente-executivo do DCG, Barry Silbert, divulgou uma carta dizendo que a empresa estava buscando opções. Conforme noticiou o CriptoFácil, no dia 21 de novembro, a Genesis declarou que “não tinha planos” de declarar falência em um futuro próximo. Em vez disso, a empresa disse que buscaria uma resolução “consensual” para a situação.
De acordo com um relatório da Bloomberg News, a Genesis Trading precisa levantar US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) em capital, como um financiamento de emergência, para retomar as suas operações em seu braço de empréstimos. Mas a crise do mercado retirou grande parte da liquidez, o que dificulta a missão da empresa.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Conforme relatou o Wall Street Journal, a Genesis chegou a abordar a exchange Binance em busca de um investimento. No entanto, a Binance recusou, alegando um potencial conflito de interesses no futuro.
Antes disso, em meados de novembro, a Genesis Global Capital suspendeu saques e novas originações de empréstimos e divulgou que tinha alguns fundos em FTX.
“Portanto, em consulta com nossos consultores e advogados financeiros profissionais, tomamos a difícil decisão de suspender temporariamente os resgates e novas originações de empréstimos”, disse a Genesis
Colapso da FTX segue fazendo vítimas
A Genesis é uma das várias empresas afetadas pela queda da FTX, bem como por uma desaceleração mais ampla no mercado de ativos digitais que teve início no início deste ano.
A dificuldade financeira da Genesis impactou também a exchange de criptomoedas Gemini. Isso porque a Gemini utiliza a Genesis como parceira de empréstimo do “Earn”, serviço que oferece rendimentos aos clientes da exchange.
Após a Genesis informar sobre a paralisação de retiradas, a Gemini se pronunciou em nota, dizendo que o seu programa Earn “não seria capaz de atender aos resgates de clientes dentro do contrato de nível de serviço de cinco dias úteis”.
“Nós estamos trabalhando com a equipe Genesis para ajudar os clientes a resgatar seus fundos do programa Earn o mais rápido possível. Daremos mais informações nos próximos dias.”