O lançamento de uma plataforma de gatos virtuais colecionáveis foi manchete nos principais veículos internacionais que cobrem assuntos relacionados à criptomoedas. Os motivos? Os gatos causaram um furor tão grande que atraiu milhares de adeptos. Além disso, o jogo é a primeira aplicação bem sucedida na rede do Ethereum não relacionada à criptomoedas e tamanha adesão provocou uma alta pressão na rede da moeda digital, o que ocasionou atrasos nas transações.
O CryptoKitties é um jogo online que estreou em 28 de novembro. Em pouco tempo, o contrato inteligente tornou-se o mais popular da rede do Ethereum, representando 11% de todas as transações da rede, de acordo com a ETH Gas Station.
No jogo, os jogadores compram gatinhos virtuais que depois podem cruzar com outros gatos, fazendo surgir filhotes. Funciona como um tamagotchi, porém descentralizado. Mais de 22 mil gatos foram vendidos até agora por um total de US$ 3 milhões, de acordo com a Crypto Kitty Sales. Um dos gatos chegou a ser vendido por mais de US$ 117 mil, embora o preço médio das vendas gire em torno de US$ 109, de acordo com o rastreador de vendas. Cada gato tem uma identidade única registrada na Blockchain do Ethereum.
De acordo com o artigo publicado pela Bloomberg, agência de notícias norte-americana, o jogo tornou-se tão popular que está obstruindo a rede do Ethereum, causando tempos de transação mais lentos para os usuários da rede. “As transações pendentes na Blockchain do Ethereum aumentaram nas últimas 24 horas, principalmente por conta do alto tráfego gerado pelo CryptoKitties“, disse Nolan Bauerle, diretor de pesquisa da CoinDesk.
A Axiom Zen, empresa que trabalha no desenvolvimento de startups digitais e novos produtos, criou o CyptoKitties. “Nós queríamos tornar a tecnologia Blockchain acessível ao usuário cotidiano, pois acreditamos que este é um passo fundamental, enxergar a tecnologia realmente adotada pelas pessoas“, disse Bryce Bladon, gerente de comunicação da Axiom Zen. “Nós queríamos explorar aplicativos de Blockchain fora de ICOs e criptomoedas“, completou Blandon. Ele disse também que a empresa queria “aproveitar o poder da diversão e dos jogos“, e por isso a escolha dos gatinhos.
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O jogo é a primeira aplicação bem sucedida, não relacionada à criptomoedas, a surgir na Blockchain do Ethereum. O sucesso do CryptoKitties pode ser um sinal de que a rede da moeda digital pode prosperar como uma plataforma de jogos, aproveitando-se de um mercado que gira em torno de US$ 108,9 bilhões. Porém, se a popularidade do jogo continuar a disparar, também poderá potencialmente aumentar os preços médios das transações. Uma vez que a estrutura de taxas do Ethereum é afetada pela demanda, os custos podem aumentar para todos.