Recentemente, o fundador da Binance Changpeng Zhao, também conhecido por CZ, afirmou em entrevista ao podecast Rug Radio que seus advogados entraram com pedido de perdão presidencial. Os rumores de que o fundador e ex-CEO da Binance estaria negociando uma anistia com Trump surgiram em março.
Na ocasião, jornais dos EUA noticiaram que CZ negociava o indulto presidencial por meio de um acordo que envolvia Binance e WLFI (protocolo DeFi de Trump). Dias depois, o próprio CZ foi a público desmentir as notícias e dizer que não existia nenhuma negociação do tipo em andamento.
Indulto presidencial
Porém, segundo o próprio CZ, após ter contato com as notícias ele decidiu acionar seus advogados e solicitar que eles entrassem com o pedido.
De acordo com CZ, seus advogados fizeram o pedido em meados de abril. Ele ainda fez questão de ressaltar que, assim como afirmou à época, nunca houve qualquer negociação entre o patrimônio da Binance e a obtenção de uma perdão judicial.
Além disso, destacou que o patrimônio da Binance continua inalterado e nunca colocaria a reputação da empresa em xeque para se beneficiar. Questionado se apoiou Trump durante as campanhas (o que poderia ensejar uma espécie de troca de favores diante do pedido de perdão judicial) , CZ foi enfático.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Política e Binance
O fundador da Binance disse que nunca misturou negócios com política e que a Binance, nem ele, fizeram qualquer doação para a campanha de Trump. Além disso, ele destacou que não conhece Donald Trump pessoalmente e que nunca conversou com o presidente dos Estados Unidos.
Vale destacar que durante a campanha de Trump, CZ estava preso, acusado de lavagem de dinheiro. De acordo com as autoridades do Departamento de Justiça dos EUA, CZ burlou as regras financeiras dos EUA e facilitou com que terroristas utilizassem a Binance para lavar fundos roubados.
O chinês radicado no Canadá ficou preso por 4 meses, de maio a setembro. Além da pena de prisão, as autoridades americanas também proibiram CZ de fazer negócios nos Estados Unidos, o que o levou a deixar a liderança da Binance. Se o presidente Donald Trump conceder um possível perdão judicial, ele poderá liberar o fundadador da Binance para retornar ao cargo de CEO da exchange.