O banco central francês anunciou nesta quarta-feira, dia 20 de maio, que concluiu com sucesso o teste de um euro digital baseado em blockchain. O anúncio foi feito pelo Banque de France no Twitter:
?️[Communiqué] la Banque de France vient de tester le 14 mai avec succès le recours à une #blockchain pour expérimenter l’utilisation d’une monnaie digitale de banque centrale. D'autres expérimentations seront conduites dans les semaines à venir. ? https://t.co/ZtQIi3h4kr #CBDC pic.twitter.com/PZ9FQvWihr
— Banque de France (@banquedefrance) May 20, 2020
“[Press release] o Banque de France acaba de testar com sucesso o uso de um #blockchain para experimentar o uso de uma moeda digital do banco central. Outras experiências serão realizadas nas próximas semanas https://bit.ly/2Tq6mv0#CBDC”, diz o tweet.
No comunicado à imprensa, o banco explicou que usou uma tecnologia blockchain desenvolvida internamente para criar títulos digitais representando o euro. Além disso, banco de investimentos Societe Generale também participou do teste, que foi concluído em 14 de maio.
O banco central também contou que desde o início do ano adotou uma abordagem experimental da CBDC (moeda digital de banco central). Assim, o objetivo da iniciativa era explorar junto aos parceiros, as possíveis contribuições de novas tecnologias.
Desta forma, melhorando o funcionamento dos mercados financeiros e, mais particularmente, as regulamentações interbancárias. Isto é, a chamada moeda digital do banco central de “atacado”.
Nas próximas semanas, outros experimentos serão conduzidos pelo Banque de France. A próxima etapa também contará com a cooperação com outros participantes. Juntas, as instituições vão testar o uso de um euro digital do banco central nos regulamentos interbancários.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Os resultados destas experiências serão um elemento importante da contribuição do Banque de France para uma reflexão mais global liderada pelo Eurosistema no interesse de um CBDC.”
Sem envolvimento na criação de dinheiro
Os testes de uma versão digital do euro em sistemas de liquidação de pagamentos começaram em abril deste ano. Na ocasião, conforme noticiou o CriptoFácil, a entidade afirmou:
“O Banco da França não se envolverá na criação de dinheiro no contexto desses experimentos. O token que reflete o valor em euros em formato digital será destruído no final do dia contábil em que o pagamento foi efetuado.”
Leia também: Ex-presidente do Banco Central da China afirma que yuan digital pode substituir o dinheiro vivo
Leia também: Possível carteira do criador do Bitcoin acaba de mover 50 BTC
Leia também: Autor de “Pai Rico, Pai Pobre” afirma que Bitcoin passará dos R$ 400.000 em 3 anos