A exchange brasileira Foxbit lançou recentemente o Foxbit Tokens, produto que visa transformar ativos reais em ativos digitais. Com isso, a exchange dá mais um passo no mercado de criação, comercialização e utilização de tokens em tecnologia blockchain.
Recentemente, exchanges brasileiras como o Mercado Bitcoin e a própria Foxbit começaram a tokenização de ativos por meio de precatórios. No entanto, o Foxbit Token é um passo além, pois tem como objetivo tokenizar ativos de empresas.
Nesse sentido, a solução facilita a captação de investimento através da emissão de tokens que podem ser comprados no mercado. A medida traz inovação, agilidade, acessibilidade e aumento de liquidez nas transações.
Os tokens são criados através da blockchain e as negociações ocorrem na plataforma da Foxbit. É possível tokenizar desde títulos de investimento, commodities (ex: soja, açúcar, gado), ativos imobiliários, até obras de arte, programas de pontos e direitos autorais. Em seguida, esses tokens são listados para negociação na plataforma.
Processo de tokenização
A tokenização é a aliada perfeita para empresas e investidores financeiros alcançarem novas formas de relacionamento econômico. Com a liquidez digital da tokenização, qualquer mercado pode se beneficiar de maior liquidez financeira.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Por exemplo, os tokens são negociados 24 horas por dia, sem fins de semana ou feriados. Adicionalmente, qualquer investidor no mundo pode comprá-los facilmente. Dessa forma, a tecnologia facilita e torna mais barata a negociação de ativos.
“Percebemos no mercado que diversos setores de negócios e empresas já estão tokenizando seus ativos para capitalizar mais dinheiro para investimentos. A Foxbit Tokens vai possibilitar que o público final também enxergue nestes ativos uma grande oportunidade de rentabilidade, muitas vezes com retornos superiores à renda fixa”, revela Ricardo Dantas, CO-CEO da Foxbit.
O processo de tokenização ocorre por meio de quatro etapas:
- Estruturação: o Foxbit Tokens avalia o ativo que o emissor quer tokenizar. Se o token estiver dentro dos requisitos, é desenvolvido um contrato jurídico;.
- Emissão: fase na qual a tokenização de fato acontece, transformando o ativo real em digital de maneira segura e imutável. O token, bem como seu contrato inteligente, é configurado e criado na blockchain Ethereum ou similar;
- Listagem ou Distribuição: nesta fase, os tokens são ofertados publicamente dentro da plataforma da Foxbit. Aqui, os investidores podem finalmente adquirir a quantidade de tokens que desejam;
- Governança: depois de obterem os tokens, os investidores têm direito ao retorno de seus investimentos. Eles também podem acompanhar todo o projeto de forma autônoma, auditável e transparente.
Maior liquidez e oportunidades
Como funciona 24 horas todos os dias, o Foxbit Tokens abre para as empresas um aumento na comercialização e democratização dos ativos. Ao mesmo tempo, a tokenização facilita o fracionamento de ativos com baixa liquidez, abrindo maiores oportunidades para os investidores.
Além disso, uma das grandes vantagens é a segurança, transparência e facilidade ao acesso às transações, por meio da tecnologia Blockchain.
“Com o auxílio da tecnologia Blockchain, qualquer ativo, de qualquer empresa, pode se tornar um ativo digital, ser fracionado em diversas partes e disponibilizado para investidores, sem chances de fraudes ou falsificações. Isso é realizado por meio dos Smart Contracts, que garantem a validação jurídica das transações”, resume Dantas.
Leia também: Prepare-se para o Bear Market de 2022, diz analista
Leia também: Protocolo DeFi Visor Finance é hackeado em mais de US$ 8 milhões; token desaba 95%