Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Debate

FMI: Regulamentação global de criptomoedas deve ser abrangente, consistente e coordenada

  • Por Lorena Amaro
  • - 09/12/2021
  • às 18:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
FMI: Regulamentação global de criptomoedas deve ser abrangente, consistente e coordenada
Foto: Unsplash
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Fundo Monetário Internacional mergulhou no debate sobre a regulamentação das criptomoedas.

Em um artigo recente, a organização afirmou que a regulamentação global de criptomoedas deve ser abrangente, consistente e coordenada.

Publicidade

“O mandato do FMI é salvaguardar a estabilidade do sistema monetário e financeiro internacional. E os criptoativos estão mudando o sistema profundamente”, escreveu o FMI na quinta-feira (9).

A posição do fundo chega em um momento de grande debate global da regulação de moedas digitais. No Brasil, por exemplo, a Câmara de Deputados aprovou, na última quarta-feira (8), um Projeto de Lei voltado a regular o setor.

No Estados Unidos, diversos executivos da indústria de criptomoedas foram convocados a comparecer ao Capitólio para testemunhar perante o Congresso a fim de esclarecer alguns dos diversos mal-entendidos envolvendo criptoativos.

Publicidade

Risco sistêmico e ‘criptoização’

Diante disso, o FMI ressaltou que os formuladores de políticas estão lutando para monitorar os riscos desse setor:

“Na verdade, acreditamos que esses riscos para a estabilidade financeira logo poderão se tornar sistêmicos em alguns países”, disse o FMI.

Além disso, a organização ponderou que, embora o valor de mercado dos criptoativos seja de quase US$ 2,5 trilhões, isso pode indicar um ambiente de “avaliações estendidas”.

Publicidade

“Determinar a valoração não é o único desafio no criptoecossistema: a identificação, o monitoramento e o gerenciamento de riscos desafiam os reguladores e as empresas.”

O FMI também alertou para o que chamou de “cryptoization” (ou “criptoização”). O conceito consiste na substituição das moedas nacionais por criptomoedas. 

Segundo o artigo, nesse processo, os criptoativos contornariam as restrições de câmbio e as medidas de gerenciamento de capital.

Publicidade

“Esses riscos ressaltam porque agora precisamos de padrões internacionais abrangentes que abordem de forma mais completa os riscos para o sistema financeiro de criptoativos, seu ecossistema associado e suas transações relacionadas, ao mesmo tempo, permitindo um ambiente favorável para produtos e aplicativos cripto úteis”, disseram

Sobre a regulação global, o FMI observou que os países estão adotando estratégias muito diferentes. Ainda, ressaltou que muitos provedores de serviços de criptomoedas operam além das fronteiras. Assim, tornam a tarefa de supervisão e fiscalização das atividades ainda mais difícil.

“Medidas regulatórias descoordenadas podem facilitar fluxos de capital potencialmente desestabilizadores.”

Publicidade

Estrutura regulatória global

Para o FMI, a estrutura regulatória global deve fornecer condições equitativas em todas as atividades. Eles listaram, três tópicos principais que essa estrutura deve abarcar:

  • Fornecedores de serviços de criptoativos que oferecem funções críticas devem ser licenciados ou autorizados. E os critérios para isso devem ser claramente articulados pelas autoridades responsáveis;
  • Os requisitos devem ser ajustados aos principais casos de uso de criptoativos. Por exemplo, serviços/produtos para investimentos devem ter requisitos semelhantes aos de distribuidores de valores mobiliários. Já serviços e produtos para pagamentos devem ter requisitos semelhantes aos dos depósitos bancários;
  • Autoridades devem fornecer requisitos claros às instituições financeiras em relação aos criptoativos.

Por fim, o FMI disse que trabalhará em estreita colaboração com o Conselho de Estabilidade Financeira e outros membros da comunidade reguladora internacional para desenvolver uma abordagem regulatória eficaz para ativos criptográficos.

Leia também: Projeto de Lei que regula criptomoedas no Brasil é aprovado na Câmara

Publicidade

Leia também: Kickstarter planeja integrar blockchain para competir com DAOs

Leia também: Ledger anuncia cartão de débito cripto e parcerias de peso com FTX, Coinbase e Rarible

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.