O Fantom (FTM) anunciou nesta sexta, 05 que está lançando uma nova stablecoin “canônica” em parceria com a Circle, emissora do USDC. Para este lançamento a equipe que coordena a Fantom utilizará o protocolo de mensagens entre blockchain Wormhole (W) para lançar a nova stablecoin, USDC.e.
“O USDC.e no Wormhole é bridged a partir do USDC nativo, localizado em um contrato inteligente no Ethereum, e tem potencial para ser atualizado para USDC nativo no futuro. Será a stablecoin oficial e endossada do ecossistema Fantom (e de todas as futuras atualizações da rede).”, destacou a Fantom Foundation sobre o lançamento
Ainda segundo os desenvolvedores, essa iniciativa reduz a fragmentação de liquidez, introduz estabilidade e oferece mais acessos à rede. Ao aproveitar o padrão de Transferências de Token Nativo (NTT) do Wormhole, o USDC.e estará disponível para todos os usuários e desenvolvedores no Fantom.
A Fundação Fantom também observa que, se houver uma decisão mútua com a Circle para atualizar para o USDC real, todos os tokens USDC.e farão a transição para o ativo nativo “sem problemas”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Fanton
O anúncio foi bem recebido pela comunidade cripto, com muitos usuários no X, indicando que a iniciativa pode ser adotada por outros protocolos de criptoativos e também para outras stablecoins, como o USDT.
O comunicado também refletiu no preço do token FTM que está sendo negociado a US$ 0,856, elevando o ativo para a 52º lugar entre as moedas de maior marketcap, registrando uma alta de mais de 4% nas últimas 24 horas.
A principal exchange de criptomoedas dos EUA, Coinbase, e a Circle co-criaram o USDC em 2018 e gerenciaram conjuntamente o ativo, que visa manter uma paridade com o dólar americano, por meio do Consórcio Centre até o ano passado.
Em agosto, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, e o CEO da Circle, Jeremy Allaire, anunciaram que a Circle traria todas as responsabilidades de governança e operações do USDC para dentro de casa.