Na madrugada desta sexta-feira, 12 de julho (horário de Brasília), a exchange de criptoativos japonesa BitPoint foi supostamente hackeada. No ataque, possivelmente, mais de 3,5 bilhões de ienes, ou aproximadamente R$121.378.250,00 podem ter sido roubados. De acordo com reportagens de vários veículos locais, incluindo o Nikkei Asian Review e a Cointelegraph Japão, ocorreu um acesso “não autorizado” na plataforma, que teria resultado no esvaziamento dos fundos.
A identificação do ataque teria ocorrido às 22:39 (horário do Japão) de quinta-feira, 11 de julho, quando um movimento suspeito de saque de XRP foi notado. Assim que identificou o suposto problema, a exchange parou com todos os serviços, incluindo depósitos, retiradas e transações e, até o momento, não informou quando e se pretende retomar os serviços.
As informações sobre o hack ainda não foram completamente esclarecidas, no entanto, dos 3,5 bilhões de ienes roubados, aparentemente 2,5 bilhões são de depósitos de clientes e mais 1 bilhão de fundos próprios da exchange. Todos os recursos estariam armazenados em uma carteira online (ou hot wallet no termo em inglês). As criptomoedas que teriam sido roubadas na plataforma são Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethreum, Litecoin e Ripple.
O CriptoFácil está acompanhando o caso e trará mais informações.