A exchange Huobi confirmou ter adquirido uma participação acionária de controle na Pantronics Holdings Ltd., empresa com com sede em Hong Kong, de acordo com um recente anúncio oficial da Bolsa de Valores de Hong Kong (HKEx).
Segundo a agência de notícias Cointelegraph, a Pantronics, uma empresa de fabricação de produtos eletrônicos, havia suspendido a negociação de suas ações no quadro principal da bolsa em 22 de agosto, e citou como justificativa uma “possível oferta a ser feita sob a Regra 26 dos Códigos de Hong Kong sobre Fusões e Aquisições”.
À época, indícios sugeriam que a Huobi havia adquirido 73,73% da empresa. O anúncio oficial da HKEx esclarece que a Huobi, em parceria com a Fission Capital, empresa provedora de serviços de blockchain, adquiriu uma participação total de 71,67% na Pantronics – com uma divisão de 66,26% e 5,41%, respectivamente.
Enquanto a aquisição da Huobi teve as marcas aparentes de ser uma aquisição reversa – quando uma empresa de capital fechado adquire uma de capital aberto, sendo isso o oposto do que é feito em uma IPO, quando uma empresa abre seu capital – Sandy Peng, sócio da Fission Capital, disse à Cointelegraph em comunicado que “por enquanto esta é uma aquisição direta […] como indicado no anúncio, Huobi pretende iniciar novas empresas relacionadas a blockchain usando esta entidade.”
Peng também acrescentou que:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A Fission tem anos de experiência no mercado de capitais de Hong Kong. Participamos dessa aquisição ao lado da Huobi e acreditamos que a rica experiência da Huobi neste setor, junto com a plataforma internacional institucional e regulamentada criada por este novo veículo, será a base ideal para qualquer negócio internacional e relacionado a instituições que a Huobi decida explorar no futuro.”
Peng considerou que a revelação oficial da bolsa de valores é “de certo modo, um anúncio da Huobi”, propondo que “a distinção não é importante.” No entanto, a empresa não quis comentar a divulgação da compra da Pantronics.
Embora Peng tenha refutado a caracterização do acordo como uma aquisição reversa, a rota pode ser conveniente para empresas privadas, pois lhes permite contornar o longo e complexo processo de abertura de capital através da aquisição direta de uma entidade de capital aberto. A conclusão do negócio garante ao comprador inclusão automática em uma bolsa de valores.
Mike Novogratz é um exemplo de alto nível do espaço de criptoativos que optou por esse tipo de caminho a fim de garantir uma listagem na TSX Venture Exchange de Toronto para seu banco mercantil Galaxy Digital.
Atualmente, a Huobi ocupa o quarto lugar como maior bolsa de criptoativos do mundo em volume diário de negócios, registrando cerca de US$833,7 milhões em negociações nas 24 horas anteriores a produção deste texto.