Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Exchange

Exchange brasileira é obrigada a ressarcir usuário hackeado

  • Por Gino Matos
  • - 10/02/2020
  • às 17:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Exchange brasileira é obrigada a ressarcir usuário hackeado

De acordo com uma publicação feita no Diário de Justiça de São Paulo nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a exchange Mercado Bitcoin foi obrigada a ressarcir um de seus clientes. O cliente e autor da ação foi vítima de um ataque de phishing enviado ao seu email, tendo perdido R$7 mil em Bitcoin.

Além do pedido de ressarcimento do valor, o autor da ação pediu indenização por danos morais, sendo o pedido negado. A decisão se deu apenas sobre o ressarcimento dos R$7 mil.

Foi fisgado

Por ser uma das maiores exchanges do Brasil em termos de volume, segundo dados do site Cointrader Monitor, hackers comumente escolhem o nome da Mercado Bitcoin para executar seus ataques de phishing. 

Conforme noticiou o CriptoFácil em setembro de 2019, hackers juntaram a Instrução Normativa nº 1888 da Receita Federal e o nome da Mercado Bitcoin para enganar usuários da exchange. Através de um email falando sobre a necessidade de atualização de dados, agentes mal intencionados induziam usuários a preencher seus dados de login na plataforma.

Uma semana depois, hackers executaram um novo golpe envolvendo o nome da exchange, desta vez por meio de um SMS falando sobre uma suposta movimentação na conta do usuário e um link de acesso. Ao clicar no link e preencher os dados, usuários acabavam fornecendo suas informações aos atacantes.

Em ambas as ocasiões, a Mercado Bitcoin se pronunciou publicamente e alertou sobre os ataques. Contudo, como o autor da ação de indenização, alguns clientes acabaram sendo vítimas.

Na decisão favorável ao cliente da Mercado Bitcoin, foi entendida uma relação de consumo entre as partes, cabendo à exchange responder objetivamente pelo ataque de phishing sofrido pelo autor da ação.

O CriptoFácil contatou a exchange Mercado Bitcoin por meio de sua assessoria, que prestou a informação de que a exchange não se posiciona sobre processos em andamento. É importante ressaltar que a decisão se deu em primeira instância, cabendo recurso.

A decisão pode se somar ao leque de decisões passadas sobre responsabilidade objetiva das exchanges, tendo em vista a falta de regulamentação de tais plataformas no ordenamento jurídico brasileiro. Caso a jurisprudência majoritária passe a ter um entendimento como o do magistrado que deu a decisão acima, os ataques de phishing bem sucedidos passarão a prejudicar em dobro os membros da criptoesfera – usuários e plataformas de troca.

Leia também: Mercado Bitcoin anuncia reestruturação de seu quadro executivo

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.