Um grupo de ex-executivos da Coinbase anunciou o lançamento da TrueX, uma nova exchange de criptomoedas que utilizará a stablecoin PayPal USD (PYUSD) como forma de liquidação. O grupo revelou a novidade no dia 18 de setembro.
De acordo com o anúncio, a plataforma se destaca por ser uma exchange cripto não-custodial e nativa de stablecoins. A TrueX já garantiu US$ 9 milhões em financiamento inicial de investidores como Paxos, Solana Foundation, Aptos, entre outros.
A stablecoin PYUSD, emitida pelo PayPal, é lastreada em uma proporção de 1:1 com o dólar americano, o que garante estabilidade de preço. A proposta da exchange TrueX é aproveitar a força das stablecoins a fim de fornecer soluções eficientes de liquidez e liquidação, visando atender a demanda crescente por segurança e confiança no mercado de criptomoedas.
Fundadores com experiência na Coinbase
A exchange TrueX foi fundada por Vishal Gupta e Patrick McCreary, ambos com passagens importantes pela Coinbase. Gupta anteriormente foi chefe da área de exchange da Coinbase e trabalhou no desenvolvimento da USD Coin (USDC).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Conforme destacou ele, a principal motivação para o novo projeto foi a oportunidade de tornar as exchanges mais seguras e confiáveis. Além disso, ele afirmou que os clientes estão cada vez mais exigentes quanto à separação clara entre execução de transações e custódia de ativos.
Enquanto isso, McCreary, cofundador da exchange TrueX, também traz uma vasta experiência do mercado financeiro e tecnológico. Ele foi um dos principais “arquitetos” da exchange internacional da Coinbase.
Ambos os executivos, que também ocuparam cargos de liderança no Goldman Sachs, pretendem oferecer uma infraestrutura que proporcione maior segurança e eficiência nas transações, especialmente para instituições que desejam ingressar no mundo dos ativos digitais.
Primeiros passos da exchange TrueX
Inicialmente, a exchange TrueX estará disponível para instituições sediadas nos Estados Unidos, com planos de expandir para organizações internacionais. A iniciativa faz parte de um movimento mais amplo para integrar instituições ao espaço Web3, que continua a ganhar força globalmente.
Em linha com essa tendência, no dia 17 de setembro, o banco DBS de Cingapura anunciou que começará a oferecer opções cripto e notas estruturadas para investidores institucionais no quarto trimestre de 2024. Essa nova oferta permitirá que instituições se exponham ao Bitcoin e ao Ether, oferecendo aos traders profissionais ferramentas para proteger suas posições contra a volatilidade do mercado.