A divisão de computação em nuvem do Google, Google Cloud, anunciou o lançamento de um novo serviço de Remote Procedure Call – RPC (Chamada de procedimento remoto, em português) voltado para desenvolvedores que atuam no setor de Web3.
De acordo com o anúncio, o objetivo do serviço é facilitar o acesso a dados e funcionalidades de blockchain por meio de chamadas de API. O serviço é compatível com o padrão Ethereum JSON-RPC. Na prática, isso permitindo que os desenvolvedores integrem a ferramenta a suas aplicações existentes com poucas modificações.
Inicialmente, o serviço “Blockchain RPC” da Google Cloud oferecerá suporte à rede principal do Ethereum e suas redes de teste. No entanto, a empresa planeja ampliar o suporte para incluir outras redes de blockchain ao longo do próximo ano, tornando a solução ainda mais abrangente e acessível para desenvolvedores de diferentes ecossistemas.
Google Cloud lança serviço compatível com Ethereum
Conforme informou o Google Cloud, esse lançamento tem foco tanto em startups, que buscam uma forma mais simples de acessar o universo blockchain, quanto em grandes empresas, que precisam de uma infraestrutura de alto desempenho e confiável.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ao competir com fornecedores já estabelecidos no mercado, como Infura, Alchemy, QuickNode e Ankr, o serviço da Google Cloud oferece uma alternativa robusta e eficiente para os desenvolvedores interagirem com a blockchain sem a necessidade de operar um nó completo.
Além disso, o serviço conta com uma camada gratuita que permite até 100 solicitações por segundo. Isso é suficiente para a criação de aplicativos em tempo real e intensivos em dados. Essa flexibilidade e acessibilidade tornam a solução uma opção atrativa para desenvolvedores em diferentes estágios de seus projetos, segundo o anúncio.
Esse novo lançamento complementa a oferta já existente de serviços focados em blockchain pela Google Cloud. A empresa já oferece serviços de hospedagem de nós e análise de dados para várias blockchains, incluindo Ethereum, Solana e Aptos. Agora, com o novo serviço RPC, o Google Cloud reforça seu compromisso em apoiar o desenvolvimento de tecnologias descentralizadas e em promover a adoção da Web3.