Largando na frente dos Estados Unidos, a Europa acaba de ganhar o seu primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista (spot). A empresa Jacobi Asset Management (Jacobi), com sede em Londres, listou o primeiro ETF de Bitcoin à vista da Europa na Euronext Amsterdam.
De acordo com um comunicado à imprensa, o “Jacobi FT Wilshire Bitcoin ETF” (BCOIN) representa o primeiro fundo de ativos digitais compatível com o Artigo 8 do SFDR (Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis) por meio de sua estratégia de descarbonização.
A Jacobi informou que implementou uma solução de Certificado de Energia Renovável (REC) verificável. A solução permite aos investidores institucionais acessar os benefícios do Bitcoin. Ao mesmo tempo, conseguem atender às metas ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa).
- Leia também: Bitcoin tem forte oscilação, mas abre o dia estável
ETF de Bitcoin spot da Jacobi
O ETF em questão é regulamentado pela Comissão de Serviços Financeiros de Guernsey (GFSC). A responsável por oferecer os serviços de custódia é a Fidelity Digital Assets SM. Enquanto isso, a Flow Traders opera como criadora de mercado e a Jane Street e a DRW como participantes autorizados. O ETF de Bitcoin spot cobra dos investidores uma taxa de administração anual de 1,5%.
A Jacobi também firmou uma parceria com a plataforma de ativos digitais Zumo para implementar uma solução verificável de Certificado de Energia Renovável (REC).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Conforme destacou o CEO da Jacobi, Martin Bednall, a Europa está avançando à frente dos EUA ao abrir o investimento em Bitcoin para investidores institucionais que desejam acesso seguro aos benefícios de ativos digitais usando estruturas familiares e regulamentadas como nosso ETF.
“Ao contrário de outros produtos no mercado europeu que são instrumentos de dívida, nosso fundo possui o ativo subjacente diretamente. A Jacobi tem orgulho de ser apoiada por parceiros Tier1 na vanguarda desta evolução do mercado de ativos digitais. Ao mesmo tempo, é a pioneira em uma solução inovadora e ambientalmente correta para investidores europeus”, disse.
Ainda segundo o comunicado, o Jacobi FT Wilshire Bitcoin ETF oferece uma solução de ativos digitais alinhada ao conceito ESG. Portanto, compradores de ETF ambientalmente conscientes podem considerar o Bitcoin em seu portfólio de investimentos. Além disso, podem auditar de forma independente as reivindicações ambientais.