Início » Últimas Notícias » EUA acusam Maduro de usar criptomoedas para esconder lucros de narcotráfico

EUA acusam Maduro de usar criptomoedas para esconder lucros de narcotráfico

EUA acusam Maduro de usar criptomoedas para esconder lucros de narcotráfico
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Departamento de Justiça dos EUA, através da promotoria de Manhattan, anunciou nesta quinta-feira, dia 26 de março, acusações contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro e 14 outras autoridades venezuelanas de narcoterrorismo, corrupção, tráfico de drogas e outras acusações criminais.

Eles também foram acusados de usar criptomoedas para ocultar os lucros das transações relacionadas ao tráfico ilícito de drogas. O superintendente Nacional de Criptomoeda da Venezuela (Sunacrip), Joselit Ramirez Camacho, também está entre os acusados. 

Publicidade

De acordo com o comunicado divulgado pelo departamento, Maduro e seus associados teriam conspirado com lideranças das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) nos últimos 20 anos para fazer com que “toneladas de cocaína entrassem e devastassem as comunidades americanas”.

“Os Estados Unidos não permitirão que essas autoridades venezuelanas corruptas usem o sistema bancário dos EUA para transferir seus lucros ilícitos da América do Sul nem para promover seus esquemas criminais”, declarou o procurador-geral dos EUA, William P. Barr. “O Departamento de Justiça e a Administração de Repressão às Drogas continuarão a proteger o povo americano dos traficantes de drogas cruéis – não importa quem sejam ou onde morem”, completou o administrador interino da DEA, Uttam Dhillon.

Segundo a diretora-executiva adjunta interina da Homeland Security Investigations (HSI), Alysa D. Erichs, os conspiradores teriam usado criptomoedas para esconder seus crimes e seguiu a linha de Dhillon: 

“O anúncio de hoje destaca o alcance global e o compromisso da HSI de identificar, direcionar e investigar agressivamente indivíduos que violam as leis dos EUA, exploram sistemas financeiros e se escondem atrás de criptomoedas para promover sua atividade criminosa ilícita. Que essa acusação seja um lembrete de que ninguém está acima da lei – nem mesmo oficiais políticos poderosos.”

Embora o comunicado não deixe claro qual criptomoedas foi utilizada, é de conhecimento geral que o governo venezuelano mantém sua criptomoedas lastreada em petróleo, o Petro. O projeto é regulamentado pelo Sunacrip.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário