A febre dos Ordinals NFT da rede do Bitcoin está chegando ao Ethereum através da Ethscriptions, um novo protocolo que permite registrar ou armazenar dados arbitrários na blockchain de contratos inteligentes.
A primeira onda dessas inscrições são os NFTs. O Ethscriptions foi criado por Tom Lehman, cofundador da plataforma de música Genius.
De acordo com Lehman, o protocolo funciona de maneira semelhante ao Ordinals e utiliza o “transacional calldata” no Ethereum. O calldata é um campo onde as funções das transações ou chamadas para contratos inteligentes são armazenadas, funcionando como uma memória não modificável.
Esse recurso permite controlar o gasto de gás, tornando o processo mais eficiente. Qualquer transação no Ethereum, cujos dados de entrada sejam o hash de um Ethscriptions válido, é considerada uma transferência válida, desde que o remetente seja o proprietário do Ethscriptions.
Isso permite que os NFTs sejam registrados na blockchain de forma mais barata em comparação com os métodos tradicionais usando contratos inteligentes, tal qual ERC-721.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ethscriptions do Ethereum
A maioria dos projetos NFT utiliza servidores externos para gerenciar suas coleções, o que, por definição, é centralizado. Por outro lado, o protocolo Ethscriptions do Ethereum, assim como o Ordinals no Bitcoin, armazena as informações diretamente na blockchain, proporcionando descentralização aos projetos e coleções que utilizam esse método.
Nesta primeira versão do Ethscriptions, é possível enviar imagens com no máximo 96 KB. Lehman forneceu um guia para facilitar o envio em apenas 60 segundos. O protocolo também ignora dados duplicados. A primeira onda de inscrições já deixou um saldo de 30.000 registros em menos de 18 horas, segundo Lehman.
Na outra ponta, até o momento, o Ordinals no Bitcoin, registrou quase 13 milhões de inscrições na blockchain do BTC, gerando mais de 1.700 BTC em comissões.
Com o Ethscriptions, o Ethereum ganha uma nova forma de registrar informações valiosas na blockchain, impulsionando ainda mais o mundo dos NFTs e ampliando as possibilidades de descentralização e segurança na indústria.