Em seu último boletim, o CEO da Morgan Creek Digital, Anthony Pompliano, falou sobre o ETH, criptoativo do Ethereum. O nome do artigo fala por si só: “ETH não é diferente de uma moeda fiduciária”.
A reflexão do conhecido influenciador de criptomoedas aborda um novo conceito que está se espalhando entre os usuários do Ethereum e de serviços de DeFi: “ETH é dinheiro”. Segundo Pompliano, esse “meme” refere-se à possibilidade de o Ether se tornar a unidade básica de conta e a reserva de valor/meio de troca, mais desejado no mercado financeiro descentralizado.
Uma boa e uma má notícia
Pompliano explicou no boletim, que a lógica “ETH é dinheiro” é falha, pois para ele o Ether não é diferente de uma moeda fiduciária. Isso porque ambas não têm fornecimento fixo ou cronograma de fornecimento inflacionário. Além disso, suas decisões de política monetária não são decididas por um pequeno grupo de indivíduos.
“A boa notícia para aqueles que acreditam na ETH como dinheiro é que todas as alterações no cronograma de fornecimento até o momento reduziram a nova taxa de emissão, mas a má notícia é que a opção está sempre disponível para aumentar a nova taxa de emissão”, observou Pompliano.
O influenciador ainda destacou que há dois ativos em que isso não se aplica: o Bitcoin e o Gold, que possuem uma disponibilidade limitada. Apesar disso, observou que, embora haja pessoas que digam que a política monetária do Bitcoin pode ser mudada se houver um consenso, o Bitcoin nunca teve uma mudança ou desvio da política monetária em relação ao design original. Por outro lado, o Ethereum tem uma “longa história de mudança de sua nova emissão de maneira não programática”.
Além disso, Pompliano ressaltou a volatilidade do Ethereum como um ponto crítico.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
DeFi pode ser a solução
No que diz respeito à solução dos problemas com a narrativa “ETH é dinheiro”, Pompliano explicou que de forma o movimento DeFi pode ajudar.
“Fácil, eles podem criar melhores formas de dinheiro compatíveis com o movimento DeFi baseado em ETH. Felizmente, é exatamente isso que a comunidade está fazendo. Você pode ver isso acontecendo com a criação de stablecoins do ERC-20 como o DAI”, citou Pompliano.
Em sua conclusão sobre o assunto, Pompliano afirmou que o DeFi é uma parte importante do ecossistema de criptomoedas hoje e provavelmente se tornará uma parte “incrivelmente importante” do sistema financeiro global ao longo do tempo.
Leia também: Hashrate do Ethereum pode cair 50% até o quarto trimestre de 2020