A Fundação Ethereum confirmou para a próxima terça-feira (28) o lançamento da atualização Shapella na rede de teste do Ethereum. Esta atualização, de acordo com o desenvolvedor Tim Beiko, é um dos últimos passos antes da implementação do hard fork Shangai.
De acordo com Beiko, a Shapella passou por meses de testes e um lançamento discreto na rede de desenvolvedores. Agora, a rede está pronta para ativação de testes na Sepolia em algum momento da Época 56832, agendada para 28 de fevereiro.
Shapella refere-se essencialmente a duas atualizações do Ethereum, a já citada Shanghai e a Capella. A atualização permitirá retiradas de Ethereum na camada de execução e atualizará a camada de consenso da cadeia Beacon simultaneamente.
Novas funcionalidades
Além disso, a Shapella também contará com novas funcionalidades. Especificamente, a atualização trará cinco EIPs voltadas para as camadas de execução e consenso. As mudanças na camada de execução incluem:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- EIP-3651: COINBASE;
- EIP-3855: instrução PUSH0;
- EIP-3860: Limite e código de inicialização do medidor;
- EIP-4895: Retiradas push da cadeia de sinalizadores como operações;
- EIP-6049: Obsoleto SELFDESTRUCT.
Por outro lado, as mudanças na camada de consenso para a atualização Capella são as principais. Afinal, elas incluirão as retiradas totais e parciais para validadores. As raízes históricas singulares originais serão substituídas por um estado independente e bloquearão acumuladores históricos.
Quem utiliza ou tem Ether (ETH) em suas carteiras não precisam atualizar os softwares, a menos que sejam informados para tomar medidas adicionais. Mas os operadores de nós que não fazem staking, bem como os validadores de staking, terão que atualizar seus softwares.
Se um staker ou um operador de nó não atualizar para a versão mais recente, seu cliente será sincronizado com a blockchain pré-fork após a atualização. Como resultado, eles ficarão presos em uma cadeia incompatível seguindo as regras antigas, mas sem nenhuma conexão.
Isso pode fazer com que os usuários não possam enviar tokens ETH ou operar na rede pós-Shapella Sepolia.A falta de sincronia pode gerar outros problemas, como a perda de tokens por erros em transações.
Adia ou não?
O desenvolvimento mais recente ocorre uma semana depois que surgiram preocupações sobre um possível atraso na atualização Shangai devido a uma vulnerabilidade detectada na rede pública de teste Shapella.
Conforme noticiou o CriptoFácil, a equipe cogitou adiar o lançamento da atualização para abril a fim de corrigir o problema. Os desenvolvedores, no entanto, afirmaram que o problema pode ser corrigido com um patch, impedindo o adiamento.
Portanto, ao que tudo indica, a equipe pretende manter o lançamento do Shangai para março.