Cada vez mais, a indústria do esporte vem enxergando o enorme potencial da blockchain e das criptomoedas para mudar seus negócios. Como tem noticiado o Criptomoedas Fácil, desde times de futebol nacionais, como o Avaí, até grandes clubes mundiais, como o Paris Saint-Germain, grande parte da indústria esportiva tem planos de entrar neste universo.
Recentemente, grandes astros do esporte também têm buscado no universo das criptomoedas uma alternativa para continuarem “ativos” depois que se aposentarem de suas atividades, como o craque Ronaldinho Gaúcho, que lançou, no segundo semestre de 2018, sua própria criptomoeda, a Ronaldinho Soccer Coin, RS Coin, construída como um contrato inteligente na blockchain da NEO.
No entanto, este não é o único projeto de criptomoedas no qual o atleta brasileiro está envolvido. Em parceria com outros atletas, como o recordista mundial e lenda do atletismo Usain Bolt, a ex-estrela da NBA Dominique Wilkins e o ex-craque do futebol francês David Trezeguet, está lançando a Champion Coin, um token que pretende construir um ecossistema cripto em torno de um novo produto da Champion Shave, uma empresa que já tem atuação global (em mais de 17 países) na venda de produtos de higiene e cuidados com a pele. Atualmente, o produtos da marca, fundada pelos astros do esporte, podem ser encontrados no Brasil em diversos varejistas como WalMart e farmácias.
A lenda do futebol francês Trezeguet conversou brevemente com o Criptomoedas Fácil durante uma sessão de fotos para a divulgação do produto e da ICO do projeto, que foi oficialmente lançada no Malta Blockchain Summit, no início de novembro. O craque destacou que inciou no mundo do Bitcoin ao ver como organizações multilaterais, como a UNICEF, aproveitavam da tecnologia para mudar paradigmas e que pretende fazer o mesmo com o projeto no qual está envolvido. Confira!
Criptomoedas Fácil: Como você se envolveu com o universo das criptomoedas e da blockchain?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
David Trezeguet: Desde que me aposentei do futebol, fiz parte de muitas iniciativas filantrópicas para ajudar instituições de caridade, os menos afortunados e, claro, o meio ambiente. Cerca de um ano atrás, a UNICEF e outras ONGs começaram a olhar para a tecnologia blockchain para melhorar o mundo. Foi assim que me interessei pela tecnologia, quis aprender e usá-la para o bem.
CF: Qual potencial você enxerga nessa nova tecnologia?
DT: Obviamente, vejo um enorme potencial. Da IBM ao Facebook, há uma razão pela qual grandes empresas estão usando. Mais importante, é a nossa maneira de garantir que os alimentos cheguem aos países do terceiro mundo e que o nosso ambiente esteja protegido contra produtos que não são recicláveis. É por isso que estou muito animado para me juntar a Usain, Dominique, Ronaldinho, etc, na iniciativa da Champion Shave de usar a tecnologia blockchain para limpar nossos oceanos e impedir que lâminas de barbear sejam jogadas em aterros sanitários.
CF: Por que você acha que a blockchain é fundamental no processo de expansão dos produtos da Champion Shave?
DT: As lâminas de barbear precisam tornar-se 100% recicláveis. É obrigatório. O produto mais dispendioso em todo o banheiro agora é da lamina de barbear com mais de 2 bilhões de lâminas de barbear que não podem ser recicladas simplesmente jogadas em aterros sanitários e oceanos todos os anos. A tecnologia blockchain fornece o melhor sistema de transparência e rastreamento conhecido pelo homem. A implementação de um sistema de transação completo para rastrear a reciclagem das lâminas de barbear de A a Z é, portanto, garantir que o trabalho de proteger e limpar o meio ambiente seja essencial. Além disso, ser recompensado depois de tais ações serem feitas, é outro passo adicional que a tecnologia blockchain pode fornecer.
CF: O projeto da Champion Coin (CC) tem como objetivo criar um verdadeiro ecossistema integrando criptomoedas (CC token) e blockchain (supply chain). Como você enxerga esta tendência?
DT: A tecnologia blockchain é provavelmente a maior invenção do nosso tempo e a criação de “sistemas inteligentes” no mundo cibernético é claramente o futuro de todos os negócios. O projeto Champion Coin inclui colocar toda a cadeia de suprimentos Champion Shave na blockchain, criando um sistema de recompensas (que também recompensa a reciclagem) que protege os dados dos clientes e fornece sua própria criptomoeda que permitirá que empreendedores de todo o mundo abram franquia própria de e-commerce vendendo produtos acessíveis, confortáveis e ecologicamente corretos. A Champion Coin está adotando completamente o Modelo 4.0 que as outras empresas seguirão em breve.