O estado de Wyoming, nos Estados Unidos, está prestes a se tornar pioneiro no mundo das criptomoedas ao anunciar o lançamento de sua própria stablecoin, a Wyoming Stable Token (WST), totalmente lastreada em dólares.
Prevista para chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2025, essa iniciativa tem como objetivo não apenas facilitar transações mais rápidas e econômicas para consumidores e empresas, mas também criar uma nova fonte de receita para o estado.
A Wyoming Stable Token será integralmente respaldada por Títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo. Dessa forma, a moeda servirá como um modelo para o potencial desenvolvimento de um dólar digital federal.
O governador de Wyoming, Mark Gordon, destacou a importância de uma stablecoin transparente e totalmente respaldada, que possa ajudar a estabilizar o mercado financeiro ao trazer dívidas para dentro do país, com suporte garantido pelos Títulos do Tesouro.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Estamos à beira de uma nova era para os ativos digitais, e Wyoming está na vanguarda dessa transformação”, afirmou Gordon durante o Wyoming Blockchain Symposium, realizado em Jackson Hole.
Wyoming nos EUA lançará stablecoin
Wyoming tem uma postura inovadora em relação à legislação de negócios. Desde 1977, quando criou a primeira Lei de Sociedade de Responsabilidade Limitada (LLC), o estado vem se destacando como um ambiente propício para o desenvolvimento de tecnologias emergentes.
Desde 2018, o estado aprovou mais de 30 legislações voltadas para o mercado de criptomoedas, fortalecendo ainda mais o ecossistema digital no estado.
O lançamento da Wyoming Stable Token não apenas representa um avanço significativo no uso de criptomoedas para pagamentos cotidianos, como também demonstra a capacidade do estado em liderar a inovação financeira.
Atualmente, Wyoming está em processo de avaliação de parceiros e fornecedores com a expertise técnica necessária para desenvolver a stablecoin. Plataformas como Coinbase e Kraken são candidatas a facilitar a compra e o armazenamento da token, que poderá ser utilizada em transações diárias, como comprar um café em Jackson, Wyoming.
Rendimentos
Outro aspecto inovador do projeto é o destino dos rendimentos gerados pelos investimentos das reservas que lastreiam a Wyoming Stable Token. Esses fundos serão aplicados em Títulos do Tesouro e em operações de recompra reversa. Os juros obtidos irão para o financiamento de escolas públicas.
“Nossa prioridade é a gestão prudente das reservas, e não o lucro imediato, garantindo assim o sucesso e a estabilidade a longo prazo da stablecoin”, enfatizou o governador Gordon.
A fim de assegurar a paridade com o dólar, a Wyoming Stable Token incluirá uma reserva extra para mitigar possíveis desvios de valor. Além disso, o estado realizará auditorias públicas regulares para garantir a transparência e a confiança no sistema. O objetivo é consolidar a confiança dos usuários na stablecoin.
O lançamento da Wyoming Stable Token é uma resposta ao que muitos consideram a inércia do governo federal em desenvolver uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC).
Enquanto as CBDCs enfrentam críticas, especialmente em relação a questões de privacidade, o Wyoming planeja utilizar blockchains públicas, como Ethereum ou Solana, que oferecem maior transparência e segurança. Se bem-sucedida, essa stablecoin pode abrir caminho para a tokenização de outros ativos, como commodities e imóveis, por exemplo.