A compra de um token não fungível, ou NFT, geralmente está relacionada a hobbies e gostos pessoais. Contudo, para quem busca encontrar nessa classe de ativos uma possibilidade de valorização, existem alguns métodos que podem ajudar a julgar o valor de um NFT e seu potencial como colecionável.
De acordo com o NFT Labs, existem três métodos de avaliação: método do rendimento, método do ativo e método do mercado. Nos três casos, é possível mensurar o valor justo de mercado de tokens não fungíveis.
Métodos para identificar valor de NFT
O NFT Labs afirma que, para avaliar os NFTs, os investidores precisam avaliar sua lucratividade. Ou seja, os benefícios econômicos ou fluxo de caixa. E este é o método de rendimento.
Se um artista cria um álbum de música em NFT, por exemplo, o investidor pode estimar o fluxo de renda relacionado ao ativo subjacente. Assim, pode aplicar a taxa de royalties apropriada para calcular a economia em royalties.
Já com relação ao método de ativos, pode-se tratar a propriedade do NFT como uma combinação de ativos e não operacionais. Neste caso, o valor justo do ativo pode ser aproximado com base em classes de ativos NFT comparáveis em vários mercados.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Além disso, se ativos digitais exclusivos de um projeto específico forem usados para comprar NFTs, o valor dos NFTs provavelmente será determinado pelo valor dos ativos digitais usados na transação. E os dados envolvidos na transação podem refletir melhor o justo valor de mercado”, disse o NFT Labs.
Já no método de mercado é quando se é analisado a popularidade de um NFT por meio de todo o seu ecossistema.
Questões para considerar
O NFT Labs lista ainda outras questões a se considerar:
Primeiramente, o investidor pode verificar se os NFTs estão na cadeia e se eles podem ser alterados. Nesse caso, é preciso observar se o token é permanente ou não. Afinal, alguns projetos não são criados em blockchain e são vendidos como NFTs.
Além disso, é importante analisar se os NFTs são emitidos em quantidades ilimitadas ou são escassos. Quando mais escasso (ou único) for, mais valioso o NFT será.
Da mesma forma, vale observar o número de NFTs lançados pelos criadores. Muitas vezes, descobrir a velocidade de produção de um NFT é a chave para entender seu valor.
Também é necessário apurar quando NFT foi lançado. Os tokens lançados antes de 2020 têm um certo status de “relíquias culturais digitais” e podem ser valiosos.
Outra estratégia é avaliar se o NFT tem valor estético ou tem uma comunidade forte:
“O NFT forjado por um grande artista ou criador tem valor. É importante ressaltar que envolver a comunidade pode criar demanda”, destaca o NFT Labs.
Além disso, pode-se observar no que as baleias têm prestado atenção ultimamente. Saber quais são seus registros históricos pode ajudar nesse processo.
Por fim, ao investir em uma coleção de NFT muito cedo, é muito provável que não se veja os benefícios. No entanto, ao acompanhar um vendedor influente, pode-se ver seu comportamento pessoal de vendas durante um período de tempo. Assim, é possível rastrear a tendência de vendas de um NFT.
“Você também pode rastrear essas ‘baleias gigantes’ para observar como os compradores influentes ganham dinheiro comprando e vendendo ativos NFT”, concluíram.
Leia também: Resultados da Coinbase surpreendem e ações sobem 6%
Leia também: Cardano acelera durante recuperação do mercado e pode subir 170%
Leia também: MicroStrategy fazia sua primeira compra de Bitcoin há um ano, iniciando uma nova era