Ir para o conteúdo
AO VIVO
O BITCOIN VAI CAIR FORTE! O GRANDE MOMENTO PARA VENDER É AGORA?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Escassez é realmente um fator importante na valorização do Bitcoin?

  • Por Gino Matos
  • - 22/06/2019
  • às 12:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Escassez é realmente um fator importante na valorização do Bitcoin?
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A questão da escassez é tida como fundamental para a comunidade do Bitcoin, com sua disponibilidade limitada geralmente vista como uma virtude em um mundo onde os governos imprimem ilimitadamente moedas fiduciárias. Com o valor do Bitcoin avançando dia após dia, o ativo digital está próximo do que nunca de seu ponto de saturação.

Conforme noticiou o site AMB Crypto, atualmente, já foram emitidos 17.763.712 BTC dos 21 milhões estipulados no whitepaper. Contudo, o último BTC será gerado no dia 07 de maio de 2140 – daqui mais de 100 anos. Então, ainda há um período considerável até que a produção de Bitcoin seja encerrada para sempre.

Publicidade

Muitos na comunidade de criptoativos sugeriram que a escassez do BTC possui valor genuíno, pois torna o ativo digital “deflacionário”. À luz do anúncio da moeda “Libra” do Facebook, argumentou-se que a mesma não gerará ameaça circunstancial ao Bitcoin, justamente pelo fato do Bitcoin ser escasso e a Libra não, entre outros fatores.

Um artigo publicado recentemente no Medium pela Forbes resumiu o cenário:

“Vai demorar, mas o Facebook acelerará o entendimento das pessoas sobre criptomoedas. E quando isso acontecer, mais pessoas recorrerão ao Bitcoin por uma simples razão — o Bitcoin é escasso, enquanto a criptomoeda do Facebook não é.”

Outro aspecto que explica a importância da escassez do Bitcoin é sua comparação com o ouro, que também é uma commodity escassa. Um modelo chave que explica o valor intrínseco do ouro é a razão “Stock to Flow” (S2F).

Publicidade

A razão S2F de uma commodity explica o valor de escassez como a quantidade de um ativo disponível para a quantidade produzida anualmente. Ademais, quanto maior o valor S2F de um ativo, menor a taxa de inflação vinculada a ele. Atualmente, o ouro tem um valor S2F maior, mas o BTC está logo atrás – estima-se que em agosto o S2F do Bitcoin será 55,2, enquanto o do ouro será 62.

Entretanto, muitos argumentos partidos da comunidade contrários ao valor da escassez do Bitcoin estão sendo levantados, apoiados pelo argumento de Warren Buffet de que o Bitcoin não possui valor intrínseco.

Recentemente, o CEO da Euro Pacific Capital Peter Schiff explicou que o Bitcoin não é escasso, tendo em vista a disponibilidade de outros criptoativos que tornaram o valor de escassez da criptomoeda dominante redundante – uma vez que criptomoedas com características melhores podem ser criadas a qualquer momento.

Publicidade

O argumento foi oposto pela maior parte da comunidade dos criptoativos, com alguns dos entusiastas afirmando:

“A Mona Lisa não é escassa, porque existem diversas outras pinturas com técnicas idênticas ou superiores que podem ser criadas em uma tela de três dólares, incluindo fotocópias da Mona Lisa.”

Leia também: Confira 10 características que fazem com que o Bitcoin continue o líder entre os criptoativos

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.